José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Saúde alimentar e prevenção de obesidade começam cedo

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Saúde alimentar e prevenção de obesidade começam cedo


Saúde alimentar e prevenção de obesidade começam cedo Foto: Divulgação
Obesidade é problema de saúde pública, diz coordenadora de programa de saúde

No mundo moderno, muitas pessoas costumam se alimentar incorretamente, ou por falta de tempo ou apenas porque gostam de sanduíches gordurosos, batatas fritas e salgadinhos. Os nutritivos legumes, frutas e verduras são colocados em segundo plano. Daí surgem os problemas de obesidade - que já afetam até mesmo crianças. Poder comer de tudo é bom, mas é preciso evitar exageros.
 
Aliás, segundo os especialistas é importante ter consciência de que a saúde alimentar começa cedo. Começa, na verdade, na fase em que o bebê ainda está no útero da mãe e se estende pela vida inteira.
 
Para atender quem deseja adotar uma alimentação saudável, a Secretaria de Saúde de Londrina conta com Programa de Vigilância Nutricional à Criança, que atende também adolescentes e familiares para prevenir a obesidade.
 
A enfermeira Lilian Poli de Castro, que coordena o programa saúde da criança e aleitamento materno da diretoria de ações de saúde da Secretaria Municipal da Saúde, explica que o principal objetivo é fazer vigilância nutricional de crianças, adolescentes e familiares nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O programa, implantado em janeiro do ano passado, está a todo vapor.
 
Segundo a enfermeira, o atendimento é desenvolvido por equipe multidisciplinar que envolve 10 nutricionistas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), fisioterapeuta, educador físico, enfermeira e toda o grupo de cada UBS. “É necessário combater as formas inapropriadas de alimentação infantil visando prevenir adultos obsesos”, enfatiza Lilian.
 
Alimentação adequada
 
O programa ganha força a cada dia, conforme a profissional. “Já observamos o grande interesse da população em participar”, afirma. Ela explica que a iniciativa tem como base a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que tem como um dos objetivos do milênio reduzir em 2/3 a mortalidade infantil no Planeta.
Lilian explica que o programa inclui várias etapas. A preventiva visa a orientação da gestante, acompanhamento da mãe após o nascimento da criança.
Outra fase é a de vigilância e acompanhamento de familiares e crianças e adolescentes sobre o peso, a obesidade, os distúrbios alimentares e exames alterados. Segundo ela, hoje é preconizado pelo Ministério da Saúde o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e continuado com alimentos oportunos. “O acompanhamento da alimentação nos dois primeiros anos de vida pode ser determinante para a saúde infantil”, explica.
A enfermeira destaca que é necessário combater as formas inapropriadas de alimentação infantil, visando assegurar mais saúde a todos. “Obesidade é um problema de saúde pública. Estamos começando a desenvolver um trabalho de base envolvendo as famílias para que tenham consciência para evitar que as crianças tenham problemas no futuro”, ressalta.
Texto: Leidi Pinheiro - Londrix Comunicação
FONTE:  http://www.planetasercomtel.com.br/viver-bem/128566/saude-alimentar-e-prevencao-de-obesidade-comecam-cedo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário