José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade : Causa, Tratamento e Nutrição

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Obesidade : Causa, Tratamento e Nutrição


A obesidade, definida de uma maneira simplificada, é o acúmulo excessivo de gordura corporal em extensão tal, que acarreta perda na qualidade e na quantidade de vida, (FONTAINE, 2003).A nível mundial  a Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou esta doença como a epidemia global do século XXI.Pois prejudica a saúde dos indivíduos levando-os a problemas respiratórias e distúrbios do aparelho locomotor, além de favorecer o aparecimento de diversas  doenças como pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota.
A natureza e as causas da obesidade são objetos de pesquisas, pois, assim como os fatores ambientais os genéticos estão envolvidos. As Mudanças na dieta e no nível de atividade física levaram ao aumento da prevalência da obesidade não apenas em adultos, mas em crianças, Dentre os fatores de risco para a obesidade, os mais estudados são o sedentarismo, herança genética e hábito alimentar.
Tipos de obesidade de acordo com o depósito de gordura são:
  • Obesidade do tipo ginóide - quando a gordura se distribui, principalmente, na metade inferior do corpo, particularmente na região glútea e coxas. É típica da mulher obesa.
  • Obesidade Androide: Obesidade encontrada principalmente no gênero masculino, há um acúmulo de gordura na região abdominal, caracterizada por um aumento do tecido adiposo subcutâneo abdominal e visceral.
  • Obesidade Difusa ou Global: o indivíduo acumula gordura em todo o corpo.
Apesar do fator genético influenciar nos casos de obesidade é o aporte calórico excessivo  encontrado na dieta em relação ao gasto energético e a falta de exercício físico que causa  o desenvolvimento do acumulo do peso. Isso de dar a diversos fatores:
  • Fatores comportamentais.
  • Fatores biológicos (idade, gênero, etnia).
  • Vida sedentária - quanto mais horas de televisão, jogos eletrônicos ou jogos de computador, maior a prevalência de obesidade;
  • Estilo de Vida
A modificação no estilo de vida, tanto na alimentação quanto no pratica continua de exercício físico, é um fator que reduz o acumulo de gordura e prolonga a vida saudável.
Diagnóstico da Obesidade
Em geral é fácil o diagnostico da obesidade. O método mais utilizado é o Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metro), além das pegras cutâneas, circunferência abdominal, RCQ, etc.
De acordo com a Diretrizes Brasileiras de Obesidade da ABESO, publicada em 2009, a avaliação combinada  que é a associação da medida da circunferência abdominal com o IMC pode oferecer uma forma a ajudar a diminuir as limitações de cada uma das avaliações isoladas. (método de fácil aplicação)
Combinação das medidas de circunferência abdominal e IMC para avaliar obesidade e risco para Diabetes 2 e doença cardiovascular
Circunferência abdominal (cm)
Risco de complicações metabólicas
             IMC (kg/m2)
     Homem: 94-102
                  102+
     Mulher: 80-88
                   88+
Baixo peso
< 18,5
-
-
Peso saudável
18,5-24,9
-
Aumentado
Sobrepeso
25-29,9
Aumentado
Alto
Obesidade
≥ 30
                    Alto
              Muito alto
O sucesso no tratamento da obesidade depende da magnitude da perda de peso e da redução dos fatores de risco presentes no início do tratamento.
O Acompanhamento multiprofissional de  pisicologos, medicos  educadores fisicos e nutricionista torna mais facil e menos cansantivo para o individuo conseguir as  mudança no estilo de vida, visando uma alimentação balanceada, uma pratica de exercicio, diminuição do estress, e assim reduzir o peso corporal.
Junto com a reeducação alimentar orientada por um nutricionista,  o sucesso na redução do peso corporal será mais presente. Segue sugestões para estimular a perda de peso.
  • Beba água;Sendo de 6 a 8 copos de água por dia;
  • Evite o consumo de gordura trans, alimentos processados e refinados, sal
  • Durma em quantidade suficiente para se sentir descansado;
  • Alimentos diuréticos podem ajudá-lo a não reter líquido durante o processo de perda de peso, como, salsão, coentro, berinjela, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã, abacaxi, melancia e maracujá; e jengibre.
  • Procure consumir frutas, verduras e legumes na maioria das refeições;
  • Prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos;
  • Evite bebidas alcóolicas durante as refeições.
  • Mastigue bem as refeições.
 Não existe mágica para perda de peso, mas um conjunto de fatores, então exercite-se, reeduque-se.
As informações acima têm caráter meramente informativo.
Fonte:
Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica. Diretrizes Brasileiras de Obesidade. 3ª ed. 2009/2010.
Atualização das Diretrizes para Tratamento da Obesidade e do Sobrepeso - Posicionamento Oficial da ABESO/SBEM 2010. ABESO 2010;76:4-18.
FONTAINE K.R. et al. Years of life lost due to obesity. JAMA 2003
FONTE: http://www.med1.com.br/artigos/obesidade-causa-tratamento-e-nutricao

Nenhum comentário:

Postar um comentário