José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade infantil: nova calculadora estima o risco do seu filho

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Obesidade infantil: nova calculadora estima o risco do seu filho


2 DE DEZEMBRO DE 2012POR 1 COMENTÁRIO
Nos últimos dias, um trabalho publicado por pesquisadores do Imperial College London mostrou uma calculadora que permite aos pais estimarem a chance de seu filho se tornar obeso. Isso é especialmente importante para fins de prevenção, pois a conscientização dos adultos responsáveis por uma criança é o meio mais eficiente de se barrar o problema da obesidade infantil, que hoje já atingiu níveis alarmantes em todo o planeta. E mais: vários estudos já demonstraram que é muito difícil para uma criança obesa perder peso na vida adulta (ou seja: preocupe-se com isso enquanto seu filho ainda é pequeno!).
O estudo em questão surgiu de uma tentativa dos pesquisadores em estabelecer uma relação baseada puramente em características genéticas para a obesidade infantil (o que acabou por falhar). Estudando por vários anos 4.000 crianças finlandesas, os pesquisadores encontraram, no entanto, múltiplos fatores que quando associados, podiam prever o risco de uma criança se tornar obesa. Embora alguns desses fatores tenham conexão com a questão genética, como o peso do bebê ao nascer e o índice de massa corporal dos pais na fase do nascimento do bebê, há outros totalmente influenciados pelo meio em que a criança vive, como a condição profissional da mãe, fumo durante a gravidez e o número de filhos daquela família. De modo geral, quanto mais elaborada a profissão da mãe (o que está relacionado ao seu nível de educação), menor a chance da criança se tornar obesa. E quanto menor o número de filhos, maior o risco de obesidade infantil.
É bem interessante a realização do teste online justamente por ser algo bastante simples, rápido, e sem custo. E a calculadora também já mostrou poder de predição com dados de crianças de outros países, como EUA e Itália (num mundo globalizado como o nosso, as sociedades aos redor do mundo são mais parecidas do que se possa imaginar).
FONTE: http://www.mildicasdemae.com.br/2012/12/calculadora-risco-obesidade-infantil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário