José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade é discutida em sessão do Dia Mundial da Saúde

terça-feira, 16 de abril de 2013

Obesidade é discutida em sessão do Dia Mundial da Saúde


Conscientizar a população de Salvador e expor os problemas causados em decorrência da obesidade. Com este objetivo, a Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Seguridade Social da Câmara Municipal de Salvador realizou, na manhã desta sexta-feira (12), sessão comemorativa ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril.

O presidente do colegiado, o vereador J. Carlos Filho (PT), destacou a importância de ações concretas dos poderes públicos para melhorar as condições da saúde pública em Salvador. Especificamente sobre a obesidade, o vereador, que já passou por uma cirurgia bariátrica, testemunhou sobre a dificuldade do tratamento.

“Emagrecer é muito difícil. Passei por todos os processos da cirurgia bariátrica e sei o quanto é complicado. A obesidade é um problema de saúde pública e esta comissão, enquanto eu estiver na presidência, vai sempre discutir e tentar melhorar os problemas da saúde pública do nosso município”, garantiu o vereador J. Carlos Filho.
Vice-presidente da Comissão de Saúde, a vereadora Fabíola Mansur (PSB) ressaltou o trabalho que o colegiado está realizando em prol da saúde municipal.

“Nestes três primeiros de atividade, a Comissão de Saúde já fez mais debates do que em toda a história deste colegiado. Tenho a certeza de que vai contribuir muito para a melhoria dos serviços prestados em Salvador. Tenho muito orgulho de ser vice-presidente desta comissão presidida por J. Carlos Filho, que discute temas importantes como a obesidade”, afirmou Fabíola Mansur.

Durante o evento, palestraram o representante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Osíris Casais; a representante do Conselho Regional de Nutricionista – 5ª Região – (Bahia e Sergipe), Lorena Fracalossi; a psicóloga Priscila Brito; a nutricionista representante da Secretaria Municipal de Saúde, Débora Mônica; e o representante da Clínica da Obesidade, Sérgio Braga.

Todos os palestrantes destacaram a importância de melhorar os hábitos de vida, principalmente com a prática de exercícios físicos e reeducação alimentar para combater o problema crônico que é a obesidade.
Fizeram parte da mesa, ainda, o deputado estadual J. Carlos (PT), integrante da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa; o promotor de Justiça, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Rogério Luiz Queiroz; e a nutricionista da Diretoria de Atenção do Cuidado, Sônia Costa, representando a Secretaria Estadual de Saúde. O vereador Pedrinho Pepê (PMDB) também marcou presença na sessão.
 
Abaixo-assinado
 
Um dos problemas discutidos durante a sessão especial foi a necessidade de assegurar o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, alterando a Lei Completar nº 141, de 13 de janeiro de 2012.

Assinaturas para um abaixo-assinado para que este projeto de lei de iniciativa popular seja aprovado estão sendo colhidas pelo Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública em todo o país.

Em Salvador, a Câmara Municipal de Salvador, por iniciativa da Comissão de Saúde, abraçou a causa. Durante a sessão em homenagem ao Dia Mundial da Saúde, assinaturas foram recolhidas em prol da aprovação do projeto de iniciativa popular. Quem quiser aderir à proposta poderá fazer a assinatura do termo no espaço foyer do Centro de Cultura da Casa, das 8h às 18h, exceto nas tardes de segunda, terça e quarta-feira, quando o termo de adesão ao projeto estará disponível para ser assinado na entrada do Plenário Cosme de Farias.
 
Dia Mundial
 
O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde.  O objetivo do Dia Mundial da Saúde é fazer com que o mundo volte os olhos para uma área tão carente nos mais diversos países.


Com informações CMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário