José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Plásticos e obesidade

terça-feira, 16 de abril de 2013

Plásticos e obesidade

Estudo indica que o Bisfenol A, substância presente em diversos produtos plásticos, eleva os riscos da doença

Por: Patricia Orlando
Plásticos e obesidade
Foto: Thinkstock
Engana-se quem pensa que o único fator que leva à obesidade é a ausência de atividades físicas e de dietaequilibrada. Uma pesquisa da Escola de Medicina da Universidade de Nova York concluiu recentemente que pode ser mais fácil ter a doença quando a pessoa sofre uma exposição ao Bisfenol A na infância.
Na pesquisa foi constatado que as crianças e adolescentes que estavam bem acima do peso apresentavam o Bisfenol A na urina. Esse elemento é liberado quando os plásticos ficam em exposição ao calor ou ao frio e aos detergentes abrasivos.
 
Além desse risco de na infância de adquirir pré-disposição à obesidade, outra recente pesquisa da mesma universidade constatou que o mesmo Bisfenol A pode elevar o risco de doenças renais e cardíacas em crianças. Quando as mais de 700 envolvidas no estudo eram expostas à substância, a concentração da proteína albumina (que em grandes quantidades causa problemas nos rins e no coração) ficava além dos níveis normais.
 
O Bisfenol A é banido da produção de mamadeiras desde 2011 pela Anvisa.
Vale lembrar que seguir uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos é essencial para ficar longe da obesidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário