José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade: especialista dá dicas de como evitar este mal ainda na infância

terça-feira, 16 de abril de 2013

Obesidade: especialista dá dicas de como evitar este mal ainda na infância


Obesidade pode ser evitada com ajuda de alimentação correta e atividade física.
Jacelena Dourado/Imirante
13/04/2013 08h04

Foto: Reprodução/Internet
SÃO LUÍS - Quase metade da população brasileira está acima do peso, segundo dados do Ministério da Saúde. Mulheres, homens e crianças sofrem com a obesidade ou com o sobrepeso e é grande o número de pessoas que recorrem à cirurgia bariátrica, a redução de estômago.
No Brasil, de acordo com o IBGE, uma a cada três crianças entre cinco e nove anos está acima do peso recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A taxa predominante de obesidade no Brasil está entre 18 e 25 anos. Se uma criança for diagnosticada com sobrepeso a chance dela se tornar um adulto obeso se torna maior.
Segundo o doutor Hérquimas Pereira, cirurgião especialista do aparelho digestivo, a melhor forma de evitar a doença e manter uma vida saudável continua sendo a alimentação adequada aliada à prática de exercícios físicos. A falta destes hábitos é um dos principais responsáveis pela obesidade, porém, a questão genética também pode ser uma forte influência. Se a família tem um histórico de pessoas obesas, por exemplo, pai e mãe têm a doença, a chance do filho também ser obeso é grande. Não se pode escolher a própria condição genética, mas existe a opção de escolha da alimentação.
Para lidar com uma criança que está acima do peso, a nutricionista Karina Moreira explica que é necessário que haja uma mudança de comportamento dentro de casa, pois é preciso que os pais mudem de hábito junto com a criança, que também alterem a alimentação, optando por alimentos sem conservantes e evitando trazer para dentro de casa os alimentos inadequados . Desta forma o tratamento é multidisciplinar, pois envolve principalmente a parceria da família somada a ajuda do profissional da nutrição e do médico.
Consequências da obesidade
Além do desconforto físico causado pela doença, outros problemas mais graves começam a surgir a partir deste quadro. “A obesidade não é um problema isolado, é algo multifatorial, pois desencadeia uma série de problemas como diabetes, hipertensão, problemas de coluna, artrose, apneia, excesso de ácido úrico e refluxos. Até mesmo incidência de vários tipos câncer e infertilidade podem aparecer em pessoas obesas. Como é uma doença que também causa alteração hormonal, a facilidade da fertilidade feminina em mulheres que apresentam este problema, é reduzida em 34% e nos homens em 24%”, conclui o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário