José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade pode causar alterações genéticas, diz estudo

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Obesidade pode causar alterações genéticas, diz estudo


Obesidade pode causar alterações genéticas, diz estudo
Obesidade: fenômeno aumenta o risco de desenvolver alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares

São Paulo - O excesso de peso pode causar alterações genéticas. O estudo foi feito pelo epidemiologista genético Shaoyong Su, da Georgia Regents University, nos Estados Unidos.
A ciência já sabia que a obesidade pode ser hereditária. Se os pais são obesos, as crianças sofrem um risco maior de ficarem iguais aos pais. A novidade é que a alimentação gordurosa também pode causar alterações genéticas.
Ao analisar parte do genoma de 703 pessoas obesas, magras e com sobrepeso, o pesquisador percebeu que o gene LY86 sofreu uma metilação. Isso significa que houve uma mudança química no genoma, como se fosse uma forma do organismo se adaptar ao "novo" ambiente.
O fenômeno aumenta o risco de a pessoa desenvolver determinados tipos de câncer e doenças cardíacas. Além disso, também pode causar resistência à insulina, uma das causas da diabetes.
A partir de agora, Su fará experimentos em roedores para investigar a metilação em ratos obesos, em ratazanas grávidas e em seus filhos. Isso permitirá que o pesquisador entenda os detalhes da alteração no gene LY86, como a predisposição genética e a influência de hábitos externos.
Su afirma que existem casos reais de bebês que sofreram metilação durante a gestação. Segundo o pesquisador, o fenômeno aconteceu 1944, na Holanda.
Nessa época, muitos habitantes sofriam com a escassez de alimentos. Os filhos de mulheres que estavam grávidas nasciam com uma mudança genética para que eles conseguissem sobreviver nesse tipo de cenário. Quando o país superou a crise, essas crianças apresentaram um risco elevado de desenvolver diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário