José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: ABESO promove série de atividades contra obesidade infantil

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ABESO promove série de atividades contra obesidade infantil


A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) alerta para os crescentes índices da obesidade relacionada a crianças e adolescentes, no Brasil. Hoje, o excesso de peso já atinge quase 12 milhões de crianças e jovens de 05 a 19 anos. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico), atualmente, uma em cada três crianças na faixa de 05 a 09 anos está acima do peso ideal estabelecido pela Organização Mundial de Saúde. Isto é, hoje, quase 5 milhões de crianças enfrentam quadros de sobrepeso e obesidade. Estima-se que 80% das crianças obesas aos cinco anos de idade permanecerão obesas ao longo da vida. Entre jovens, o cenário não é menos preocupante. São, pelo menos, mais 6,8 milhões de brasileiros com peso excedente.
OBESIDADE INFANTIL A obesidade é uma doença crônica de caráter neuroquímico, progressivo e recidivante. Diferentemente dos adultos cujo cálculo da obesidade baseia-se no índice de massa corporal (IMC), a aferição da obesidade em crianças e adolescentes bem por base a idade, peso, altura e estágio de maturação sexual. Na infância e juventude, o excesso de peso torna-se porta de entrada para futuras patologias, como:
Patologias cardiovasculares como doença arterial coronariana, doenças cerebrovasculares e arritmias cardíacas; Hiperinsulinemia, dislipidemia e hipertensão arterial; Complicações respiratórias (apnéia do sono (30-40%) e asma); Complicações ortopédicas (epifisiolise e tíbia vara); O aparecimento da síndrome dos ovários policísticos e a puberdade precoce; Reflexos fisiológicos, consequências psicossociais (discriminação precoce, o desajuste social e a baixa auto-estima) e outras situações que contribuem para o agravamento da doença.
Para a Dra. Rosana Radominski, Presidente da ABESO, é na infância que os costumes são adquiridos, sejam eles bons ou ruins. “Os pais desempenham uma responsabilidade imensa no desenvolvimento nutricional dos filhos. Se desde a gestação é cultivada uma alimentação saudável rica em frutas, verduras, legumes, cereais, mantendo uma dieta de baixa caloria e a prática de atividades ao ar livre vai ajudar a criança a ter um crescimento adequado para as suas necessidades”.
O aumento da obesidade e da síndrome metabólica na infância tem aumentado paralelamente as modificações dos padrões de dieta e de atividade física. Apesar de serem o resultado do desequilíbrio de longa duração entre ingestão e gasto, a obesidade está associada a um complexo conjunto de determinantes que podem agir durante a gestação, na 1ª, ou 2ª, infância. E podem ser influenciados por outros fatores biológicos, genéticos como também fatores micro e macro ambientais.
Sobre a ABESO A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) foi criada em 14 de agosto de 1986, tendo sido a ata de sua Fundação registrada em 8 de setembro de 1986 no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. E uma sociedade multidisciplinar que pretende desenvolver e disseminar o conhecimento no campo da obesidade e promover o contato entre as pessoas interessadas no assunto. A entidade é filiada a IASO (International Association for the Study of Obesity) e é integrante da Flaso (Federacion Latino-Americano de Estudios sobre la Obesidad).
FONTE: http://www.douradosnews.com.br/saude/abeso-promove-serie-de-atividades-contra-obesidade-infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário