Campanha publicitária 'The Real Bears' fala de doenças ligadas ao açúcar.
Em dois dias, vídeo americano teve mais de 250 mil acessos no YouTube.
Uma animação com ursos polares que adoram tomar refrigerante
e acabam sofrendo as consequências disso na saúde ganha repercussão na
internet, com mais de 250 mil visualizações no YouTube entre esta terça
(9) e quinta-feira (11).
O vídeo "The Real Bears" é na verdade uma campanha do Centro para a
Ciência no Interesse Público (CSPI, na sigla em inglês), feita pelo
publicitário americano Alex Bogusky, que no passado já atendeu a
Coca-Cola e hoje ataca a indústria das bebidas açucaradas. E a crítica à
multinacional fica clara, já que os ursos polares são tradicionalmente
os mascotes dos comerciais da empresa.
Urso polar tem a perna esquerda amputada por causa da obesidade e diabetes (Foto: Reprodução/YouTube)
Com a música "Sugar" ao fundo, feita por Jason Mraz e MC Flow
especialmente para a ação, a peça publicitária de quase 4 minutos de
duração conta a história de ursos viciados em refrigerante que vão
desenvolvendo doenças como obesidade, diabetes e disfunção erétil, além
de queda de dentes e amputação de membros.
Entre uma cena e outra, aparecem alguns dados de revistas científicas e órgãos americanos para embasar o tamanho do problema.
As informações citadas pelo vídeo, na ordem em que aparecem, são:
- Refrigerantes e outras bebidas adoçadas são a maior fonte de calorias
da sua alimentação. Fonte: 2011 Dietary Guidelines for Americans
- Uma porção extra de bebidas adoçadas por dia eleva o risco de obesidade de uma criança em 60%. Fonte: The Lancet, 2001
- Um ou dois copos de bebidas adoçadas por dia aumenta o risco de diabetes tipo 2 em cerca de 25%. Fonte: Diabetes Care, 2010
- Cerca de metade dos homens com diabetes vai ter problemas de ereção. Fonte: Current Diabetes Reports, 2005
- O açúcar e ácidos contidos em refrigerantes favorecem a queda dos
dentes. Fonte: Surgeon General’s Report On Oral Health, 2010
- A diabetes é a causa de mais de 60 mil amputações por ano, US Centers for Disease Control (CDC)
A campanha politicamente correta, porém, termina de forma nada
ecológica. Após perceberem os riscos de tomar refrigerante em excesso,
os ursos decidem despejar o líquido no oceano.
Em nota, a Coca-Cola do Brasil informou que "a campanha do CSPI é
irresponsável e excessiva, além de não colaborar para a compreensão do
que é balanço calórico. Ela também distorce a realidade enquanto a
indústria está trabalhando junto com o governo e a sociedade civil em
busca de soluções reais".
FONTE: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/10/animacao-com-ursos-polares-alerta-para-maleficios-de-tomar-refrigerante.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário