José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Saúde: Stress dos pais contribui para obesidade nos filhos

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Saúde: Stress dos pais contribui para obesidade nos filhos


Uma vida stressada pode ser um factor de risco para a obesidade dos filhos. É o que diz um estudo realizado no Hospital Infantil de Filadélfia, nos Estados Unidos, que conclui que esse comportamento dos pais está directamente relacionado com um maior consumo de fast-food e consequente excesso de peso nos seus filhos.

Outra das consequências da obesidade infantil é um maior risco de certas doenças como a hipertensão e a síndrome metabólica.


O stress em causa pode ser provocado por diversos factores, como problemas económicos ou de saúde e o desemprego.
A conclusão de que os filhos destes pais consomem mais fast-food resultou de um questionário a que foram submetidos 2 119 pais ou encarregados de educação e adolescentes com idades entre os três e os 17 anos.
Relatos sobre o estado de saúde, a situação financeira e a estrutura familiar ajudaram a equipa de cientistas a medir os factores que provocam o stress.
Entre estes estavam as doenças, o ser submetido a tratamentos, enfrentar dificuldades financeiras e ser mãe solteira.
A percepção do nível do stress pelos próprios pais foi levado em consideração pelos cientistas, que lhes pediram para avaliar, numa escala de um a dez,  o nível de stress que eles achavam que estavam a viver.
As conclusões do estudo mostraram uma ligação directa entre o maior número de factores stressantes nos pais e o probabilidades dos filhos serem obesos.
Em especial, filhos de três e cinco anos de pais que se achavam mais stressados mostraram-se mais propensos a consumir mais fast-food
O maior consumo de alimentos calóricos por parte dos filhos pode estar relacionado, segundo os autores do estudo, ao facto de os pais stressados, em regra, não terem paciência para cozinhar e preferirem levar os filhos a consumir fast-food.
SAPO
FONTE: http://noticias.sapo.cv/vida/noticias/artigo/1278051.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário