José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Ato lembra Dia de Combate à Obesidade

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ato lembra Dia de Combate à Obesidade

Evento na Praça do Ferreira lembrou a necessidade de oferecer alimentação balanceada para crianças

FOTO: SARA MAIA
Grupo realizou, ontem, ato de conscientização na Praça do Ferreira, no Centro
“O dinheiro do fast food pode promover duas refeições saudáveis”, afirma a estudante de Psicologia Jeísa Fontenele. Ela é integrante do Centro de Tratamento de Transtornos Alimentares (Cetrata), vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC).

Para lembrar o Dia Mundial de Combate à Obesidade, comemorado em 11 de outubro, quinta-feira, o grupo realizou ontem, 9, um ato de conscientização na Praça do Ferreira, no Centro.

O coletivo interdisciplinar, que atua em duas escolas da Capital, oferece assistência a pessoas portadoras de distúrbios alimentares. Segundo Homero Júnior, aluno do sexto período de Nutrição, as redes sociais são um primeiro passo para o sedentarismo. “Os jovens passam muito tempo na frente do computador e não se exercitam. Vivemos na época do fast food”, comenta.

Genivaldo Gomes, 15 anos, reclama da falta de opções nas cantinas: “Eu até queria uma fruta, mas dificilmente tem”. Já Taynan Gadelha, 15 anos, diz encontrar alternativas para ter uma boa alimentação na escola. “Levo meu suco de casa”, pontua.
 
Incentivo

Segundo a nutricionista Ana Carolyne Antunes, é necessário apresentar alimentos variados para as crianças. “Os hábitos dos filhos têm muito dos hábitos dos pais”, afirma. Para ela, a solução não é proibir totalmente doces e refrigerantes, mas moderar a quantidade e fazer ações como o “dia do sorvete” ou o “dia do doce”.

“Os tutores devem insistir, de oito a dez vezes, para que a criança prove frutas, legumes e verduras. A alimentação da família toda deve se adequar”, recomenda Ana Carolyne.

Já a nutricionista Natália de Souza Silva afirma que, para as crianças com sobrepeso, não é recomendado forçar dietas. “Elas estão em fase de crescimento. Deve ser feita reeducação alimentar e dar incentivo a exercícios físicos”, ressalta Natália.

Outra recomendação é chamar os filhos para preparar os alimentos junto dos pais. Além de incentivar as crianças a ter uma alimentação variada. “Às vezes, a mãe não gosta de um legume e não oferece ao filho. Mas a criança tem gosto próprio e deve ser incentivada”, diz Natália.

ENTENDA A NOTÍCIA

O Dia Internacional de Combate à Obesidade, comemorado na próxima quinta-feira, 11 de outubro, é uma data para estimular as pessoas a optarem por atividades preventivas e alimentação saudável.

Serviço
Centro de Tratamento de Transtornos Alimentares
Telefones: 3366 8149 /8923 3167 / 9688 9209
Página do grupo no Facebook: http://on.fb.me/OlW7Ss
FONTE: http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2012/10/10/noticiasjornalfortaleza,2934393/ato-lembra-dia-de-combate-a-obesidade.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário