José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade é uma doença sem cura

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Obesidade é uma doença sem cura


No mês de combate à obesidade, especialistas da LEV recomendam mudança real de hábitos de vida

A população está cada vez mais sedentária e, com isso, crescem os números da obesidade e também a preocupação dos profissionais de saúde em combatê-la e em prevenir as diversas disfunções causadas pelo excesso de peso.
De acordo com dados do Instituto de Geografia e Estatística, o IBGE, quase metade da população brasileira está acima do peso. O percentual passou de 42,7% em 2006, para 48,5% em 2011. No mesmo período, a proporção de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.
Amanhã, 11 de outubro, é celebrado oficialmente o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, data importante para relembrar, segundo a psicóloga da obesidade, Alessandra Mattar, da LEV – Centro Avançado de Peso, que este cenário só deve mudar se houver uma conscientização de que a obesidade é uma doença que não tem cura. “Podemos ter controle sobre ela, e ter um bom resultado a médio e longo prazo no tratamento construído com ajuda de uma equipe multiprofissional. Quase a totalidade dos pacientes que nos procuram, já passou por inúmeros tratamentos como dietas de baixas calorias, medicações que retiram a fome, programas de exercícios inadequados e sem orientação alimentar associados. Todos esses tratamentos são autolimitados, pois um dia a pessoa não aguenta mais e vai voltar à sua “vida normal” de maus hábitos. O tratamento, para ser bem sucedido, precisa se basear em uma mudança real de hábitos de vida”, afirma a psicóloga.

De acordo com o cirurgião bariátrico Luís Augusto Mattar, a obesidade é uma doença grave que pode trazer vários problemas de saúde. “Entre os problemas mais comuns que as pessoas obesas e com sobrepeso enfrentam estão a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, dislipidemia, artroses, varizes e síndrome metabólica. Problemas sérios que exigem acompanhamento multidisciplinar”, explica o cirurgião.

Caminhada contra obesidade
Em Uberlândia, para celebrar o mês de combate a obesidade, o Centro Avançado de Controle de Peso, LEV, vai realizar a 1ª Caminhada de Combate a Obesidade, no dia 21 de outubro, no Parque do Sabiá, às 8 horas.
Durante a caminhada de muita informação sobre a doença, haverá distribuição de camisetas e squeezes do evento para as primeiras pessoas que chegarem ao local. Antes do início da caminhada, profissionais de Educação Física conduzirão atividades de alongamentos e aquecimento. Depois da caminhada, os participantes terão à disposição uma mesa de café da manhã e orientações com equipe de nutrição e enfermagem, que fará cálculo de IMC - Índice de Massa Corpórea e orientará as pessoas sobre dicas de alimentação correta, aferição de pressão arterial, entre outros serviços.


De acordo Alessandra Mattar, o evento tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos do excesso de peso, e incentivar a ter uma vida mais saudável. “Neste mês de outubro estamos aumentando as nossas recomendações, com o objetivo de estimular as pessoas a optarem por atividades preventivas e saudáveis, pois no Brasil os números atuais mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública. Com a caminhada pretendemos sensibilizar as pessoas e incentivá-las a cuidar melhor de sua saúde”, explica a especialista.

1ª Caminha de Combate a Obesidade
Data: 21/10/2012 (domingo)
Horário: À partir das 8h (concentração em frente ao palco)
Local: Parque do Sabiá
Entrada gratuita
FONTE:http://www.farolcomunitario.com.br/saude_000_0514-obesidade-e-uma-doenca-sem-cura.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário