José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade e Stress

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Obesidade e Stress



A OBESIDADE e suas conseqüências, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, são os maiores problemas de saúde da atualidade e atinge indivíduos de todas as classes sociais.
As causas da obesidade são diversas, porém o que muitos não sabem é que o stress crônico é um importante fator desencadeante. Pessoas sob stress contínuo terminam modificando o padrão de secreção do hormônio chamado CORTISOL, aumentando a fome e o acúmulo de gordura na região central do corpo.
O cortisol dificulta a queima de glicose, aumentando sua concentração no sangue. Quando o organismo identifica esse aumento, o pâncreas aumenta a produção de insulina dificultando ainda mais a perda de peso.
Aqueles que entram nesse ritmo de stress começam a aumentar o peso, e tendem a ficar deprimidos, com sensação freqüente de desamparo, de desesperança, e com fome à noite ou na madrugada. Normalmente perdem o estímulo por tudo e se deixam engordar cada vez mais por não saberem como resolver o problema. É um circulo vicioso, que se o indivíduo não procurar ajuda, não conseguirá interromper o desequilíbrio gerado.
Na época das cavernas o homem, sob a ação de situações de stress, reagia de forma tal que requeria grandes gastos energéticos, como fugir ou lutar, contribuindo para manutenção de um corpo magro. Atualmente como essas situações não mais existem, o nosso corpo age de forma diferente não liberando as substâncias responsáveis pela queima de energia.
Quando se faz atividade física regularmente essa liberação acontece, e a pessoa consegue manter, com mais facilidade, um corpo com menor percentual de gordura.

O tratamento da obesidade está fundamentada em 3 pilares: alimentação, exercícios físicos e medicações individualizadas.
A Medicina Ortomolecular, ao buscar o equilíbrio molecular do indivíduo e agir na prevenção de doenças, contribui para a perda de peso e para a melhora da qualidade de vida!

FONTE: http://www.buscasaude.com.br/ortomolecular/obesidade-e-stress/

Nenhum comentário:

Postar um comentário