José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Bactéria está ligada à obesidade, segundo estudo chinês

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Bactéria está ligada à obesidade, segundo estudo chinês


De acordo com um estudo chinês, publicado no periódico da Sociedade Internacional para Ecologia Microbiana, o Isme Journal, feito em humanos e camundongos, uma bactéria está ligada à obesidade. A constatação se deu após os cientistas iniciarem um tratamento com um obeso de 26 anos.

O rapaz, com 1,72m de altura e peso de 174,8 kg, recebeu uma dieta com restrição de 1344 kcal/dia. A alimentação deveria cortar a proliferação da bactéria enterobacter, presentes no intestino do indivíduo. O tratamento fez o paciente perder 51,4 kg em 23 semanas.

Antes do estudo, as bactérias representavam 35% do intestino do pesquisado. Depois de nove semanas de tratamento, caiu para 1,8% e, em 23 semanas, não foram mais identificadas.

Depois disso, os cientistas chineses utilizaram camundongos e, deste modo, introduziram as bactérias em alguns animais, em outros, não. Após esta etapa, uma dieta de alta caloria foi adotada para os ratos e os que tinham a bactéria ficaram obesos, os outros não.

"A bactéria B29 não é a única com esse efeito na obesidade. Nosso trabalhoestabeleceu um protocolo para descobrir mais delas", disse ao jornal Folha de S. Paulo, Liping Zhao, da Universidade Jiao Tong de Xangai, um dos autores da descoberta.

O cientista afirmou que o estudo pode estimular a criação de novas drogas antiobesidade. Porém, adverte, a dieta é a ferramenta melhor para mudar a composição da microbiota intestinal. (Com informações da Folha de São Paulo – 28.01.13)

FONTE: http://www.abiad.org.br/index.php/noticias/310-bacteria-esta-ligada-a-obesidade-segundo-estudo-chines

Nenhum comentário:

Postar um comentário