José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: PESANDO 200 KG E SOFRENDO DE OBESIDADE MÓRBIDA, SIMÃODIENSE PRECISA DE AJUDA PARA TRATAMENTO!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

PESANDO 200 KG E SOFRENDO DE OBESIDADE MÓRBIDA, SIMÃODIENSE PRECISA DE AJUDA PARA TRATAMENTO!



Joaquim Ribeiro, portador de obesidade mórbida
Deitado ou sentado; na cama ou sofá.  É esse o cotidiano de Joaquim Ribeiro, 38 anos, portador de um problema de saúde chamado obesidade mórbida, porém, de rara espécie. Pesando 200 Kg, Joaquim, que é considerado atualmente, como o homem mais gordo de Simão Dias, necessita ser submetido a cirurgia que trate da redução de estômago para voltar a ter uma vida mais ativa e normal.
Por mais incrível que possa parecer, Joaquim já foi muito magro e possuía até corpo de atleta, mas aos 17 anos começou a adquirir peso aceleradamente, deixando a impressão que as alterações no organismo seriam causadas por alimentação em excesso e de forma errada, fato descartado através de exames médicos que atestaram que o cidadão era portador de distúrbio alimentar ocasionado por forte ansiedade.
Obesidade mórbida é uma doença crônica, sua principal característica é o excessivo acúmulo de gordura corporal, relacionados a aspectos genéticos, emocionais e até culturais.
O que chamou a atenção dos familiares além do rápido ganho de massa foi saber que tudo isso era motivado por ansiedade, sensação corporal desagradável. Além de nervosismo, Joaquim Ribeiro apresenta sintomas como inchaço,  assaduras, depressão e dificuldade de de locomoção.
Alguns anos atrás, por conta do enorme peso concentrado na barriga, os testículos chegaram a ser estrangulados causando muito sangramento, dor, desconforto e necessidade imediata de tratamento médico, sendo levado para o Hospital de Urgência de Sergipe, em Aracaju, na qual foi feito um encaminhamento para posterior tratamento, mas não tendo êxito em função da falta de vagas.
Por causa dos problemas de saúde aos quais está passando, desde então, Joaquim teve que modificar sua alimentação para evitar agravo em seu quadro clínico.
Cidadão de 38 anos, precisa de uma vaga no Hospital Universitário
Elenice Ribeiro, diz que seu irmão necessita urgentemente de ato cirúrgico para redução estomacal, drenagem e internamento que deve durar cerca de seis meses. Ela compreende que a situação é complicada, mas incansavelmente  não mede esforços para ajudar o irmão que está precisando de uma vaga no Hospital Universitário que a única unidade de saúde de Sergipe que trata desse tipo de patologia.
Elísio Félix, representando a secretaria municipal de saúde, esteve esta semana visitando a família e mediante sua avaliação, emitiu ofício para a Secretaria Estadual de Saúde anexando petição com o objetivo de viabilizar ajuda o mais rápido possível para acabar com o sofrimento do abdominoso. A Secretaria de Ação Social do Município já se prontificou de arrumar veículo para transportá -lo no momento que for preciso.
A família que reside no conjunto José Fraga Matos, na cidade de Simão Dias sofre junto com o problema de saúde enfrentado por Joaquim e através da imprensa espera chamar a atenção da SES e sensibilizar as autoridades sergipanas na esperança de conseguir uma vaga no Hospital Universitário e proporcionar melhorias significativas na saúde do cidadão que possui sobrecarga exagerada de gordura.
Informações: Portal Edelson Freitas
Fotos: Brandão Produções
FONTE: http://edelsonfreitas.com/portal/noticias/pesando-200-kg-e-sofrendo-de-obesidade-morbida-simaodiense-precisa-de-ajuda-para-tratamento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário