José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: OBESIDADE

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

OBESIDADE


A obesidade é definida como uma quantidade excessiva de gordura no corpo.  Entretanto, ela é mais do que apenas uma preocupação estética. Ela aumenta o risco de doenças e problemas de saúde, como doenças cardíacas, diabetes, pressão arterial alta e acidente vascular cerebral (derrame cerebral).
Ser um indivíduo extremamente obeso significa que você esta especialmente propensa a ter problemas de saúde relacionados com o seu o excesso de peso.
A boa notícia é que a perda de peso, mesmo modesta pode melhorar ou prevenir os problemas de saúde associados à obesidade. A perda de peso pode ser alcançada através de mudanças na dieta, aumento da atividade física e mudanças de comportamento. Em alguns casos, há necessidade do uso de medicamentos ou perda de peso através de uma intervenção cirúrgica.
Foto: Divulgação
O que eu vou sentir? Quais os sintomas da obesidade?
Você deve ficar alerta para os seguintes sinais que podem indicar o excesso de peso:
  • Roupa apertada ou necessidade de um número maior
  • Excesso de gordura na altura da cintura
  • Aumento de peso na balança
  • Aumento do seu Indica de Massa Corpórea (IMC)
O diagnóstico de obesidade é feito quando o IMC é igual ou superior a 30. O IMC é calculado dividindo-se o peso em quilogramas (kg) pela sua altura em metros (m) ao quadrado.  Atualmente, os parâmetros utilizados seguem orientação definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelecidas em 1997 e publicada no ano de 2000.  Esses parâmetros não são utilizados em crianças ou adolescentes, assim como nos povos asiáticos. Chineses e japoneses estabeleceram índice de 28 e 25 respectivamente como definição de obesidade. A tabela abaixo mostra as definições utilizadas para a população ocidental, inclusive o Brasil.

IMCClassificação
Abaixo de 18,5Baixo do peso
18,5-24,9Normal
25,0-29,9Sobre-peso
30-34.9Obesidade Grau I
35-39.9Obesidade Grau II
40,0 e superiorObesidade Grau III (extrema)

Uma vez que o IMC não mede diretamente a gordura corporal, algumas pessoas, como atletas musculosos, podem ter um IMC na categoria obeso, embora eles não tenham excesso de gordura corporal.
Quando você deve consultar um médico!
Foto: Divulgação
Se você acha que pode ser obeso e está preocupado com os problemas de saúde relacionados com o peso, consulte o seu médico ou profissional de saúde. Você e seu médico podem avaliar os riscos a sua saúde e discutir sua perda de peso opções. Perda de peso, mesmo que modesta pode diminuir ou evitar problemas relacionados à obesidade. A perda de peso é geralmente possível através de mudanças na dieta, aumento da atividade física e mudanças de comportamento. Em alguns casos, medicamentos de prescrição ou perda de peso cirurgia podem ser opções.
Qual a origem para obesidade? Existem fatores de risco?
Apesar de existirem influências genéticas e hormonais no peso corporal, a obesidade ocorre quando você tomar mais calorias do que você queima através de exercícios e atividades diárias normais. Seu corpo armazena o excesso de calorias em sob a forma de gordura. A obesidade geralmente resulta de uma combinação de múltiplos fatores, incluindo:
  • Inatividade: Se você não está muito ativo, você não queimar tantas calorias. Com um estilo de vida sedentário, você pode facilmente ter mais calorias a cada dia que você usa através de exercícios e atividades diárias normais.
  • Dieta pouco saudável e hábitos alimentares: Uma dieta rica em calorias, comer fast food, “pular” refeições, ou fazer refeições mais calóricas à noite, bebidas de alto teor calórico e comer grandes porções, contribuem para o ganho de peso.
  • A falta de sono: Como chegar a menos de sete horas de uma noite de sono pode provocar alterações nos hormônios que aumentam o apetite. Você pode também anseiam alimentos ricos em calorias e carboidratos, que podem contribuir para o ganho de peso.
  • Medicamentos: Entre os medicamentos que podem levar a um aumento de peso inclui alguns antidepressivos, anticonvulsivantes, medicamentos para diabete, medicamentos antipsicóticos, esteroides e betabloqueadores.
  • Problemas médicos: A obesidade pode ser atribuída a uma causa médica, tais como síndrome de Prader-Willi, síndrome de Cushing, síndrome do ovário policístico. A artrite pode conduzir a redução da atividade física, o que pode resultar em ganho de peso. Um mito muito difundido é que o baixo metabolismo, que acorre quando existe uma baixa função da tireoide, não é comumente uma causa para obesidade.
  • Tabagismo: Parar de fumar é freqüentemente associada com o ganho de peso. E, para alguns, pode conduzir a um ganho de peso de até vários quilos por semana, durante vários meses, o que pode resultar em obesidade. No longo prazo, no entanto, deixar de fumar é ainda um maior benefício para a sua saúde do que continuar a fumar.
  • Questões sociais e econômicas: Você não pode ter áreas seguras para o exercício, você não pode ter sido ensinado hábitos saudáveis ​​de cozinhar, ou você pode não ter dinheiro para comprar alimentos mais saudáveis. Além disso, as pessoas que você convive podem influenciar no seu peso;
Entretanto, mesmo que você possua um ou mais fatores de risco, isso não significa que você está destinado a se tornar obesa. Você pode neutralizar os fatores de risco mais através de dieta, atividade física e exercício, e alterações de comportamento.
Foto: Divulgação
 FONTE: http://amantesdavida.com.br/obesidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário