José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Dessa vez a Anvisa acertou, embora um pouco tarde!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Dessa vez a Anvisa acertou, embora um pouco tarde!


Dessa vez a Anvisa tomou uma decisão aguardada há muito tempo pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM) e pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (ABESO), entidades que reúnem os especialistas no assunto. Proibiu a produção, importação e comercialização do insumo ativo Tiratricol, um componente sintético que imita a ação dos hormônios tireoideanos. Há 20 anos os endocrinologistas alertam para o risco desses produtos quando usados inadequadamente para emagrecer. Esse componente aparece em vários produtos como Triac, Trimag, Redulip dentre outros.
Há muito sabemos do poder metabólico dos hormônios produzidos pela glândula tireoide. Observamos os pacientes com doenças que acarretam excessiva produção desses hormônios e eles são em sua grande maioria magros, algumas vezes muito magros! Isso nos levou a pensar inicialmente, que esses hormônios poderiam ser usados no tratamento da obesidade. Infelizmente, logo pudemos constatar que esses hormônios causam perda de massa magra ao invés de gordura e entenda-se massa magra como músculos e ossos. Ou seja, esses hormônios causam perda de massa muscular e de cálcio dos ossos, o que pode até resultar em perda de peso, mas não é nada disso que buscamos. Além da perda de massa magra, os hormônios tireoideanos e seus derivados causam um quadro de aceleramento do coração com palpitações, tremores e insônia semelhante à doença chamada hipertireoidismo.
A agência reguladora brasileira considerou agora, 20 anos após o uso indiscriminado desse produto, que ele deveria ser suspenso por não apresentar segurança à saúde humana. Antes tarde do que nunca. 
FONTE: http://comersemculpa.blog.uol.com.br/arch2013-02-01_2013-02-15.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário