José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Os pilares do tratamento contra a obesidade

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Os pilares do tratamento contra a obesidade



Existem inúmeros fatores envolvidos no surgimento da obesidade: genética, metabolismo, neurotransmissores, hormônios, alta disponibilidade de alimentos muito calóricos, sedentarismo, estresse e também as diferentes emoções ligadas ao comer exagerado como prazer, alegria, revolta, solidão... e uma das chaves para um controle de peso eficaz é a consciência de que isto requer controle e não privação. Com o tempo, nosso metabolismo tende a diminuir e com isso não se pode comer tudo que se tem vontade, na quantidade e na frequência deseja. 
Por ser de causa multifatorial, a obesidade não tem tratamento simples, não existemdietas milagrosas e os remédios não são eficazes de forma isolada, é preciso mudar o estilo de vida e não apenas deixar de consumir este ou aquele alimento. Na revista daABESO (Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) abordou os 3 pilares para o tratamento da obesidade, que são:
  1. COMER COM CONSCIÊNCIA: prestar atenção nas escolhas e quantidades que se consome pode ser muito útil para o controle de peso, possibilitando também moderar em uma próxima refeição caso se cometa algum excesso. O ato de comer com consciência não se trata somente de observar a quantidade, mas também de ter atenção ao ato de se servir, a qualidade, a variedade dos alimentos.
  2. RESPEITAR A SACIEDADE: somente o fato de pensar se há realmente necessidade de repetir o prato pode melhorar a consciência do que colocamos no prato. Resistir a "comer só mais um pouquinho" requer bastante força de vontade, mas é um passo importante no controle de peso, é preciso saber parar de comer.
  3. MANTER A PORÇÃO: o estômago é um órgão elástico e, por isso, se adapta a quantidade de comida que ingerimos. Nós, portanto, devemos manter a quantidade de comida ingerida, seja quando consumimos alimentos saudáveis, seja quando cometemos alguma extravagancia. 
Para vencer a obesidade é preciso ter a consciência da necessidade de mudança de todo um estilo de vida, da adoção de hábitos de vida saudáveis, ao invés de buscar apenas um culpado.

Fonte:
ABESO, 2012.  Os Pilares do tratamento contra a obesidade. Cláudia Cozer e Fernanda Pisciolaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário