José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade Infantil, uma questão de saúde pública.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Obesidade Infantil, uma questão de saúde pública.


hamburger
Há 10 ou 20 anos atrás a sociedade achava as crianças gordinhas mais bonitas e saudáveis. Hoje, não é mais assim. Com aproximadamente 33% das crianças brasileiras pesando mais do que deviam, estar acima do peso passou a ser um assunto relacionado à saúde pública.
A obesidade está relacionada diretamente aos hábitos alimentares e ao sedentarismo, além de fatores biológicos, comportamentais e psicológicos. Não se trata de um problema meramente estético. Além de frequentemente sofrerem “bullying” por parte dos colegas, crianças obesas têm maior tendência a desenvolver vários problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e a má formação do esqueleto.
Uma criança obesa em idade pré-escolar tem 30% de chances de virar um adulto rechonchudo. O risco sobe para 50% caso ela entre na adolescência gorda. Reverter o quadro depende basicamente de uma reeducação alimentar. E, uma grande parte do problema está exatamente aí: muitas crianças não reconhecem mais os legumes, as frutas e os vegetais como alimentos.
Para manter o peso, a criança conta com uma vantagem sobre os adultos: para elas é suficiente aumentar a atividade física e reduzir a ingestão de gorduras e de alimentos com alto índice glicêmico. As crianças são versáteis, adaptam-se razoavelmente depressa a outro tipo de alimentação. No início, podem estranhar o aumento das quantidades de saladas, legumes e frutas na sua dieta, por exemplo, mas acabam aceitando tranquilamente e, na maior parte das vezes, concordam em praticar algum tipo de exercício físico sem grande resistência.
O principal nessa fase é dar bons exemplos. Crianças têm a tendência de seguir o que os pais fazem. Então, a reeducação alimentar e a mudança de hábitos deve, em sua maioria, partir das pessoas que o jovem considera como referência dentro de casa.
Se você quer saber mais sobre o assunto, assista o documentário brasileiro “muito além do peso” (http://www.muitoalemdopeso.com.br/).
*para mais informações, um médico deverá ser consultado.
FONTE: http://lbb.com.br/obesidade-infantil-uma-questao-de-saude-publica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário