José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade e nutrição na gravidez

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Obesidade e nutrição na gravidez


h
© Greenland | Dreamstime.com
A obesidade e o sobrepeso são problemas cada vez mais prevalentes no mundo. Vários fatores podem ser associados a este ganho de peso.
Um estudo publicado na revista European Journal of Clinical Nutrition conclui que padrões alimentares durante a gravidez podem favorecer o aumento de peso de adolescentes, enquanto que a amamentação poderá prevenir a obesidade.
O estudo foi conduzido por dezesseis anos, acompanhando o crescimento de 415 bebês até a adolescência.
Neste estudo foi observado que o consumo excessivo de carne e a ingestão de calorias maior do que o recomendado durante a gestação favoreceu o aumento de massa gorda nos filhos na adolescência. O mesmo estudo ponderou ainda que a amamentação no peito, superior a 25 dias, foi inversamente associada ao aumento de massa gorda nos adolescentes. Ou seja, a amamentação tem um efeito biológico que é benéfico na prevenção da obesidade na adolescência.
E porque isso ocorre? Nosso organismo possui uma “programação” para funcionar, determinada por nossos genes, nosso DNA. Os alimentos que ingerimos e o nosso estilo de vida podem influenciar o funcionamento destes genes, contribuindo para a predisposição a determinadas doenças. Estes fenômenos, que alteram o funcionamento do DNA, são conhecidos por imprintingou impressão genética e controle epigenético.
O estudo salienta mais uma vez a importância de cuidados na alimentação durante a gestação e da amamentação.
FONTE: http://www.ideiafertil.com.br/blog/?p=561

Nenhum comentário:

Postar um comentário