José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Cientistas identificam mecanismo que desencadeia obesidade associada à pressão alta

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Cientistas identificam mecanismo que desencadeia obesidade associada à pressão alta









Mutação ou perda de uma determinada molécula é a responsável pela obesidade e seus desdobramentos nocivos à saúde




Um time de pesquisadores da Universidade de Bristol, com financiamento da Fundação Britânica do Coração, identificou um alvo crítico para a regulação do peso corporal que também está relacionado ao desenvolvimento das condições associadas à obesidade. O mecanismo tem a ver com a molécula melanocortina-4-receptora (MC4R), cuja mutação ou perda em modelos humanos e em animais mostrou como consequência uma obesidade severa associada à diabetes tipo 2.
Embora pesquisas recentes tenham começado a desvendar alguns dos caminhos que controlam como a informação é processada pelo sistema nervoso para regular o peso e as funções cardiovasculares, os mecanismos exatos pelos quais os sinais são sentidos pelo cérebro e traduzidos em respostas metabólicas e cardiovasculares ainda não estão claros.
Estudos anteriores mostraram que pequenos ativadores da molécula, que aumentam a atividade da MC4R, têm o efeito de reduzir a ingestão de alimentos e a secreção da insulina pelo pâncreas (importante para suprimir o desenvolvimento de diabetes tipo 2), mas não se sabe se eles ao mesmo tempo desencadeiam o aumento da pressão arterial.
Os pesquisadores identificaram um mecanismo pelo qual a molécula MC4R regula a atividade do sistema nervoso autônomo para manter os níveis apropriados de pressão arterial e insulina. A ativação da MC4R inibe a ação dos neurônios do sistema parassimpático no sistema nervoso central e os ativa no cordão espinhal. Em modelos geneticamente modificados, a perda da função da MC4R no sistema nervoso central é a culpada pelo desenvolvimento do aumento da pressão arterial em pessoas obesas.
Em vez de controlar a incidência de obesidade e doenças relacionadas, a meta de uma prevenção primária deveria ser entender os processos fisiológicos ocultos do ganho de peso — acredita Nina Balthasar, pesquisadora da Escola de Fisiologia e Farmacologia da universidade.
FONTE: O Globo
http://www.falabahia.com/detalhe-falabahia/noticia/cientistas-identificam-mecanismo-que-desencadeia-obesidade-associada-a-pressao-alta/?cHash=986add56bde3ba8d97133fff56def58b

Nenhum comentário:

Postar um comentário