José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Jovem com obesidade mórbida aguarda 8 anos por cirurgia

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Jovem com obesidade mórbida aguarda 8 anos por cirurgia


Danusa Vieira, 29 anos, começou a ganhar peso há nove, quando iniciou sua luta; hoje, ela pesa mais de 142 quilos


"Estou a ponto de desistir; não aguento mais." É com essas palavras de desespero que a comerciante Danusa Vieira, 29 anos, resume sua batalha de oito anos na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), para fazer uma cirurgia de redução de estômago.
A princípio, ela diz que procurou o posto de saúde do seu bairro, que a encaminhou para o gastroenterologista do Núcleo de Gestão Assistencial (NGA-3) de Araraquara. Lá, foi informada que o Município não realiza esse tipo de cirurgia. O local mais próximo em que o procedimento pode ser realizado é o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
Com documentos em mãos e recomendações de médicos de várias especialidades, Danusa foi à Secretaria Municipal da Saúde, onde foi orientada a voltar ao posto de saúde. Segundo ela, o ciclo vem se repetindo.
Cansada, Danusa conta que a partir de uma carta escrita pelo vereador Aluisio Braz conseguiu ser atendida na Defensoria Pública. Isso foi em 2009, mas, até o momento, não obteve nenhum retorno.
O índice de massa corporal (IMC) de Danusa é 53, ela tem diabetes tipo 2, hipertensão e teve início de derrame. Para o médico gastroenterologista Jorge Hage Zbeidi, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, com este IMC a cirurgia bariátrica não é indicada. "O ideal é que o IMC se aproxime de 40". Ele enfatiza ainda que toda cirurgia, até a mais simples, envolve riscos.
Ação de Danusa está em trâmite
A Defensoria Pública de Araraquara diz que Danusa foi ao órgão público em agosto de 2010. O caso foi encaminhado ao defensor público Frederico Teubner de Almeida e Monteiro, que encaminhou ofício à Secretaria Municipal da Saúde.
Danusa foi ao órgão em setembro do mesmo ano e disse que, segundo a Unidade Básica de Saúde (UBS), a cirurgia poderia ser agendada para 2019, mas que não pretendia esperar até lá, tendo em vista a urgência.
Segundo a Defensoria Pública, Danusa interrompeu vários atendimentos obrigatórios pré-cirúrgicos e foi orientada a continuar. Em janeiro deste ano, o juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública indeferiu o pedido de realização da cirurgia, ao que se seguiu interposição de recurso pelo defensor.
O processo tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública e existe recurso no Tribunal de Justiça de São Paulo, interposto pela Defensoria Pública, visando imediata realização da cirurgia.
Município monitora 32 pacientes com a doença
Hoje, 32 pacientes recebem acompanhamento de profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, em casos considerados de obesidade mórbida. A cidade não faz cirurgia bariátrica pelo sistema público de saúde, sendo o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto o responsável pelo procedimento. Encaminhados por médicos das unidades de saúde, os pacientes são acompanhados por nutricionistas e psicólogos antes da cirurgia e na fase de recuperação.
FONTE: http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2013/02/15/jovem-com-obesidade-morbida-aguarda-8-anos-por-cirurgia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário