José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade prejudica desenvolvimento intelectual

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Obesidade prejudica desenvolvimento intelectual



alt
Em “Pais Inteligentes, Filhos Saudáveis”, o médico Alexander Gomes de Azevedo, nutricionista e diretor técnico internacional na Academia Latino-Americana de Nutricionismo, defende que uma alimentação debilitada durante a infância pode comprometer a capacidade mental. Segundo Azevedo, citado pelo “Diário Digital”, “uma dieta que dá prioridade ao consumo de fast-food, doces, chocolates, refrigerantes, muito sal e outros alimentos pobres em nutrientes leva as nossas crianças ao excesso de peso e à obesidade, mas também a atrasos ou diminuição no desenvolvimento intelectual, o que as afetará para o resto da vida”.
O especialista estimula a alimentação saudável mesmo antes do nascimento. “É no período gestacional que o embrião e o feto mais necessitam de quantidades adequadas de proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitaminas e minerais para o seu completo desenvolvimento”, conta. “Se quisermos ter uma nova geração de crianças e, posteriormente, adultos mais saudáveis e inteligentes, temos que mudar os nossos hábitos alimentares”, enfatiza.
No livro, o autor explica como calcular se a criança apresenta um quadro de obesidade e ensina como é possível gerir o consumo de calorias einvestir em vitaminas e fibras que ajudam a combater o excesso de peso. Azevedo também traz alguns dados alarmantes: nas últimas décadas, os casos de obesidade entre crianças e adolescentes cresceram 239% por cento no Brasil.
FONTE: http://www.paisefilhos.pt/index.php/actualidade/noticias/5888-obesidade-prejudica-desenvolvimento-intelectual

Nenhum comentário:

Postar um comentário