José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Dieta mediterrânica e exercício físico compensam predisposição genética para obesidade

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Dieta mediterrânica e exercício físico compensam predisposição genética para obesidade



 
 

A conjunção da dieta mediterrânica com exercício  físico compensa ou "anula" a predisposição genética para a obesidade, indica  um estudo divulgado na revista científica Plos One. 

A equipa de investigadores do Centro de Investigação Biomédica em Rede  e Fisiopatologia da Obesidade e Nutrição (Ciberobn), dirigida por Dolores  Corella, analisou dois genes ligados à obesidade, o FTO e o MC4R, e trabalhou  com uma amostra de 7.052 participantes. 
O FTO é o principal gene associado à obesidade comum em todas as populações  e um dos principais responsáveis pela acumulação de gordura, enquanto o  MC4R é o segundo em importância nos estudos do genoma, informou o Ciberobn.
A investigação da equipa tinha como objetivo analisar se a dieta mediterrânica  e o exercício físico eram capazes de combater a predisposição genética para  a obesidade, estudando de maneira simultânea as variantes nos dois referidos  genes, segundo a agência noticiosa espanhola EFE. 
"Além de verificar os efeitos do gene FTO, que confere predisposição  para a obesidade - maior índice de massa corporal, circunferência de cintura  e prevalência de excesso de peso -, observamos que o gene MC4R tinha efeitos  aditivos", disse Dolores Corella. 
Os investigadores comprovaram também que os efeitos genéticos não são  iguais para todas as pessoas e que variam consoante a prática de exercício  físico e a adoção da designada dieta mediterrânica, uma alimentação rica  em fibras, diferentes vitaminas e gorduras saudáveis. 
Para Dolores Corella, a conclusão é clara: "A prática de exercício físico  e a alimentação são fundamentais para compensar a mutação dos genes FTO  e MC4R, de modo a que as pessoas que a sofram não tenham de ser obesas".
 FONTE: http://sicnoticias.sapo.pt/vida/2013/02/08/dieta-mediterranica-e-exercicio-fisico-compensam-predisposicao-geneticapara-obesidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário