José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Palestra conscientiza população dos riscos da obesidade e aborda o tratamento cirúrgico

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Palestra conscientiza população dos riscos da obesidade e aborda o tratamento cirúrgico



Com o objetivo de orientar a população sobre os benefícios, os riscos e os cuidados em relação à cirurgia da obesidade, o Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS (COM\HSL\PUCRS) promove no próximo dia 8 de fevereiro (sexta-feira), no Anfiteatro Irmão José Otão, palestra gratuita sobre o tema. O evento também visa esclarecer quem deve avaliar a possibilidade de passar pela cirurgia. O 2° encontro do ano, dividido em dois momentos: às 17h (para pacientes operados do COM) será conduzido pela gastroenterologista e endoscopista Dra. Myriam Moretto, e às 18h, aos pacientes e demais interessados, com a presença do diretor técnico e coordenador cirúrgico do COM\HSL\PUCRS, Dr. Cláudio Mottin e equipe multidisciplinar.
É importante salientar que nesta reunião serão retomados alguns conceitos básicos da avaliação pré-operatória e do acompanhamento pós-cirúrgico, como a importância da avaliação emocional, do comprometimento do paciente com o acompanhamento por toda a vida, além dos novos controles necessários para a manutenção da saúde a longo prazo com a operação.
Dr. Mottin lembra que a obesidade já é considerada uma epidemia mundial, segundo a Organização Mundial de saúde. No Brasil, 60% dos adultos têm sobrepeso (estágio inferior à obesidade) ou já estão obesos. Entre crianças e adolescentes, os números também assustam: entre 5 e 9 anos, 33,5% estão com sobrepeso e 14,3% obesas.
O Centro da Obesidade da PUCRS também está engajado no combate à obesidade na infância e na adolescência, por meio da conscientização dos pacientes operados e seus familiares, nas reuniões e no acompanhamento clínico e cirúrgico. “O sedentarismo e os maus hábitos alimentares são os vilões desse processo. Nossa equipe atua junto às famílias para quebrar esse padrão de futuros obesos”, destaca o diretor do COM, Dr. Cláudio Mottin.
Palestra conscientiza população dos riscos da obesidade e aborda tratamento cirúrgico
Data: 08\02\2013 (sexta-feira)
Local: Anfiteatro Irmão José Otão (segundo andar do Hospital São Lucas da PUCRS)
Endereço: Avenida Ipiranga, 6.690
Informações: (51) 3320-5002
FONTE: http://www.centrobesidademetabolica.com.br/index.php/sala-de-imprensa/195-palestra-conscientiza-populacao-dos-riscos-da-obesidade-e-aborda-o-tratamento-cirurgico

Nenhum comentário:

Postar um comentário