José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Maracujá: a frutinha que combate a obesidade

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Maracujá: a frutinha que combate a obesidade


Aproveite tudo do maracujá: polpa, sementes, casca e folhas. Crédito: Getty Images.
maracujá não serve apenas para ficar calminha. Essa fruta é recheada de nutrientes, tem uma forte ação antioxidante e pouquíssimas calorias. E tem mais! “A fruta é rica em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio”, enumera a nutricionista Paula Fernandes Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo, em entrevista à revista SAÚDE!.
Além da polpa, você pode consumir as outras partes da fruta. A casca, por exemplo, é rica em pectina, um tipo de fibra que arrasta gorduras para fora do organismo, por isso, ajuda a emagrecer. E os benefícios não param por aí. A casca evita picos de insulina, muito perigosos para os diabéticos, e combate o mau colesterol. Você pode consumi-la na forma de farinha, misturada em sucos e iogurtes.
As sementinhas também podem entrar em várias receitinhas de doces. Trituradas, entram na fabricação de esfoliantes. Já o óleo extraído delas serve para temperarsaladas. E o que fazer com as folhas? Com elas são feitos medicamentos e chás. Mesmo quem não aprecia o gosto pode tirar proveito de sua ação calmante usando infusão como base de sucos.
Quer aprender uma receitinha gostosa com essa fruta! Experimente esse creme de maracujá com chocolate light do MdeMulher. Delícia refrescante para o verão!
(Com reportagem de Thais Szegõ para a revista SAÚDE!)
FONTE: http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/2013/02/maracuja-a-frutinha-que-combate-a-obesidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário