José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Batalha contra obesidade infantil

quinta-feira, 15 de março de 2012

Batalha contra obesidade infantil

Para acabar com a obesidade infantil, a Secretaria do Sistema de Saúde de Criciúma, por meio do Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional (Sisvan), está percorrendo as escolas do município orientando as crianças sobre hábitos alimentares saudáveis. De acordo com estatísticas preliminares de coletas realizadas no decorrer de 2011, o município tem 4,53% das crianças entre 0 e 10 anos obesas, 7,41% com sobrepeso e 18% no grupo de risco de sobrepeso.

A coordenadora do Sisvan, Cristiane Rosa, conta que os números estão razoavelmente inferiores à média nacional, porém, como se trata de uma doença crônica, torna-se um dado preocupante. “A criança obesa tem muito mais probabilidade de ser um adulto obeso. A longo prazo, isso pode acarretar em hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares”, explica ela.

O desenvolvimento de ações nas escolas contribui muito, de acordo com Cristiane, porém a educação dentro de casa constitui uma arma ainda mais eficiente para o combate à obesidade infantil. “Primeiro de tudo, o exemplo é fundamental. Nesta fase da vida as crianças aprendem e agem por imitação. Fica complicado para os pais que não têm hábitos alimentares saudáveis exigir alguma coisa dos filhos. Além disso a experimentação compõe uma tática muito boa também”, acredita.
Clicou uma foto? Envie para jornalismo@engeplus.com.br
FONTE: http://www.engeplus.com.br/0,,43178,Batalha-ctra-esidade-infantil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário