José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Fundação Cargill e SESI promovem alimentação saudável em Uberlândia

sexta-feira, 16 de março de 2012

Fundação Cargill e SESI promovem alimentação saudável em Uberlândia

Programa “de grão em grão” dissemina conceitos sobre alimentação por meio de hortas escolares

A Fundação Cargill, em parceria com o SESI, vai promover conceitos sobre alimentação saudável, segura e acessível em 13 instituições de ensino de Uberlândia, por meio do Programa “de grão em grão”.
A temática faz parte do novo foco de trabalho das atividades que a Fundação Cargill vai abordar a partir de 2012.
Além de novidades no material pedagógico, o Programa contará com a participação de nutricionistas do SESI durante o treinamento anual realizado com 200 merendeiras e 600 educadores, que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de março, das 7h30min às 17h30min, no CEMEPE - Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz - Avenida Professor José Inácio de Souza nº 1958 | Bairro Brasil.

Implantado em Uberlândia em 2004, o Programa “de grão em grão” teve o material pedagógico reformulado. Em parceria com o SESI e com a editora Horizonte, foram elaborados painéis temáticos com abordagem aprofundada sobre assuntos como qualidade nas refeições, relação entre a cultura brasileira e o alimento, produção alimentícia no país e o caminho da comida no corpo humano.

Outra novidade é o material pedagógico desenvolvido especialmente para os alunos do 1° e 2° ano, que estão aprendendo a ler, com conteúdo adaptado a ser usado pelos professores. “O Programa “de grão em grão” possibilita uma abordagem multidisciplinar. Os educadores conseguem ensinar português, matemática e outras disciplinas por meio das hortas escolares”, explica Valéria Militelli, presidente da Fundação Cargill.

As nutricionistas regionais do SESI também participarão dos treinamentos anuais a serem realizados com as merendeiras das escolas integrantes do programa, compartilhando dicas de higiene no para preparo da merenda escolar, informações sobre obesidade, desnutrição, hipertensão e diabetes, além de instruções sobre como interpretar os dados de rotulagem dos alimentos.
A Fundação Cargill contribui com a implantação e a manutenção das hortas, fornecendo terra, sementes, adubo orgânico, ferramentas, entre outros. Todos os produtos colhidos são utilizados nas cozinhas das escolas e enriquecem nutricionalmente a merenda escolar. Desde sua criação, já foram produzidas mais de 500 toneladas de hortaliças. O Programa “de grão em grão” está presente em Mairinque (SP); Uberlândia (MG); Ilhéus (BA); Lucas do Rio Verde e Sinop (MT); Três Lagoas (MS) e Paranaguá (PR).

Alimentos e o mundo

As questões relacionadas à alimentação são complexas. O mundo tem 500 milhões de obesos* e 1,46 bilhão de indivíduos com sobrepeso; ao mesmo tempo, 25 mil pessoas morrem todos os dias de fome ou de causas correlacionadas**. “É muito importante propiciar o conhecimento para garantir o futuro das novas gerações. Para isso é preciso haver qualidade de vida, e a alimentação adequada é uma etapa primordial nesse processo”, explica Valéria.

Além dos programas próprios, a Fundação Cargill também vai trabalhar com parcerias e projetos de terceiros. “É uma oportunidade para otimizar iniciativas relacionadas a alimentação”, completa Valéria.

Fundação Cargill
Desde sua criação, em 1973, a Fundação Cargill tem sido um agente transformador nas localidades e causas em que atua. Seu trabalho inicial contribuiu para o desenvolvimento e a promoção da tecnologia e dos estudos científicos relacionados à agricultura e à agropecuária, por meio de mais de 230 publicações técnicas distribuídas gratuitamente às instituições de ensino ligadas à agricultura, órgãos públicos, pesquisadores e professores. Com o Programa Fura-Bolo, criado em 1999, a Fundação promoveu o resgate a cultura popular brasileira e distribuiu gratuitamente mais de um milhão de livros para 600 mil crianças, em mais de 24 municípios.

A partir de 2012, a Fundação Cargill passa a ser um agente de transformação social para promover a alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, do campo ao consumidor.
Cargill
A Cargill produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Fundada em 1865, a companhia emprega 142 mil funcionários em 66 países. A Cargill ajuda seus clientes a alcançar o êxito por meio da colaboração e da inovação, e está comprometida a usar seu conhecimento e experiência globais para superar desafios econômicos, ambientais e sociais onde quer que faça negócios. Para mais informações, visite www.cargill.com.
No Brasil desde 1965, a Cargill tem sua origem no campo, a partir das atividades agrícolas, e hoje constitui uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 18 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em cerca de 130 municípios e mais de 7 mil funcionários.

Presente no Município desde 1986, a fábrica da Cargill em Uberlândia realiza o processamento de soja, milho e acidulantes, com geração de aproximadamente 830 empregos diretos na região do Triângulo Mineiro. Em Uberlândia são produzidos ingredientes e produtos que chegam aos lares dos consumidores brasileiros, seja com os óleos de soja Liza e Veleiro ou por meio de soluções usadas na fabricação de produtos lácteos, balas, confeitos, bebidas, pães e até mesmo insumos fornecidos para a indústria de papel e nutrição animal.
*Fonte: Instituto de Pesquisa de População de Hamilton, Canadá.
**Fonte: Organização da ONU para Agricultura e Alimentação, FAO. Maio de 2011
*** FONTE: http://www.farolcomunitario.com.br/saude_000_0463-fundacao-cargill-e-sesi-promovem-alimentacao-saudavel-em-uberlandia.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário