José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Dicas para não sabotar a alimentação

quarta-feira, 21 de março de 2012

Dicas para não sabotar a alimentação

Oi pessoal,
Quero primeiramente agradecer todos os comentários que tenho recebido, fico muito feliz de ver todo mundo se empenhando em emagrecer.  Não é fácil, mas também não é impossível. Tem que mudar hábitos engordativos para hábitos saudáveis, se exercitar (caminhar na rua no mínimo três vezes por semana ou todos os dias, devagar e depois vai aumentando o percurso). Dê preferencia ao arroz integral por causa dos nutrientes, faça saladas com folhas e legumes para não ficar repetitivas as receitas. Na internet, há muitas opções de comidinhas leves, saborosas e saudáveis, mas é preciso gostar de cozinhar ou aprender a gostar.
O programa Bem Estar abordou o assunto da sabotagem na dieta na quarta-feira (14). Digo para todos que estão fazendo reeducação alimentar que temos que ter estratégias para não cair na sabotagem. Se tiver uma festa para ir, já pense logo que vai ter um monte de coisas que vão sabotar sua alimentação saudável, então faça como eu faço: vá para a festa, mas coma em casa antes porque isso vai ajudar muito. Pense sempre na sua meta de emagrecer. Bateu aquela vontade de comer um doce no meio do dia? Tenho uma dica: pegue uma banana ou maçã, corte em rodelas e polvilhe um pouco de canela. Leve ao microondas por trinta segundinhos. Fica muito bom e tira a fissura pelo doce, além de ser pouco calórico e natural. Logo você se  acostuma com o doce natural das frutas e acha até estranho comer doces com açúcar refinado. O principal é não deixar de lado nenhum dia a sua meta. É melhor recusar um lanche, um doce, um sorvete do que comer e logo em seguida se sentir fracassado e frustado com a sensação que a comida te venceu e você perdeu mais um dia de oportunidade de perder uns quilinhos.
Outra dica: converse com os amigos e com a família e deixe bem claro que você precisa que as pessoas colaborem com você. Quem gostar de você de verdade, vai respeitar e te ajudar a dar continuidade à sua meta e não ficar tentando te sabotar.
Coloquei umas fotinhos que tirei no supermercado. Antes de emagrecer, eu ia direto no corredor dos chocolates, biscoitos e refrigerantes. Depois que comecei a lutar contra a obesidade, fui aprendendo a fazer receitas saudáveis e hoje vou direto para o hortifruti. Adoro escolher as frutas, os legumes, as verduras e frutas secas. Vai por mim, a gente aprende a gostar!
Deixo  uma foto de um prato que faço que fica uma delícia e é super fácil de fazer.
Ingredientes:
- 3 chuchus
- 1 litro de leite de soja (é facil de encontrar nos mercados)
- amido de milho
- cebolha, alho, salsinha (se quiser colocar ervas como tomilho e alecrim pode também)
- sal a gosto
Modo de preparo:
Descasque os chuchus, corte em pedaços não muito grandes e ponha numa panela de pressão com duas pitadinhas de sal. Deixe por quinze minutos ou até ver que o chuchu está cozido e reserve.
Em outra panela, coloque o alho, a cebola e todos os temperos a gosto picadinhos. Ese um fio de óleo de canola ou girassol para refogar. Quando a cebola e o alho estiverem douradinhos, despeje o leite de soja na panela. Veja se precisa colocar mais sal. Logo que o leite estiver bem aquecido, dilua com o leite de soja num copo um pouco do amido de milho e vá despejando na panela, sempre mexendo pois vai virar um creme. Não coloque muito amido senão ficará um creme duro, vá colocando aos poucos.
Depois do creme pronto, pegue os chuchus e espalhe numa travessa refratária e jogue o creme de soja por cima. Eu decorei com as pontinhas da casca do chuchu que ficou parecendo florzinhas. Fica mais gostoso ainda quando se decora o prato, pois primeiro comemos com os olhos.
Espero que curtam essa receita e as dicas que deixei. Não se esqueçam de manter sempre a meta acima de tudo. Com certeza vou ver muitas pessoas magras e saudáveis!
Abraços a todos,
Alexandra
FONTE: http://g1.globo.com/platb/bem-estar-pensando-leve/2012/03/16/373/

Nenhum comentário:

Postar um comentário