José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Governo cria semana de combate à obesidade infantil

quinta-feira, 22 de março de 2012

Governo cria semana de combate à obesidade infantil


O número de crianças entre cinco e nove anos que sofrem de obesidade infantil é quatro vezes maior do que há 20 anos e, aproximadamente, 43 milhões de crianças até os cinco anos estão acima do peso, de acordo com dados de 2010, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Pensando nessa questão, o ministério da Saúde e Educação realizou, no início de março, a Semana de Mobilização Saúde na Escola, que atendeu mais de cinco milhões de alunos de cinco a 19 anos da rede pública de ensino do país. As avaliações foram feitas por profissionais do programa Estratégia Saúde da Família, do Ministério da Saúde.
A semana de mobilização será um evento anual e teve como atenção especial neste ano a prevenção e a conscientização sobre os perigos da obesidade para crianças e adolescentes.
De acordo com Fadlo Fraige, endocrinologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, os hábitos da sociedade moderna e fatores hereditários podem ser as principais causas da obesidade nas crianças. “Existe uma influência de fatores genéticos, mas o ambiente em que a criança vive e os hábitos de consumo de sua família são quesitos determinantes para a obesidade na infância”, diz o especialista. “Os pais devem atentar também à qualidade nutricional dos alimentos oferecidos nas cantinas das escolas. Salgadinhos, doces e refrigerantes podem contribuir para a obesidade infantil”, explica Fraige.
A obesidade nesta faixa etária acarreta em outros problemas, como a baixa autoestima e o bullying. “A criança acima do peso geralmente é alvo de piadas e provocações dos colegas. Pode, ainda, sofrer algum tipo de restrição a brinquedos e equipamentos que não suportem o seu peso. Esses fatores afetam profundamente a autoestima da criança e podem evoluir para distúrbios mais graves no futuro, como ansiedade, depressão e isolamento social”, alerta o especialista.
Como medidas para combater e evitar o sobrepeso, as recomendações dos profissionais são: prática de atividades físicas regulares, com duração de no mínimo uma hora por dia; troca de doces e alimentos calóricos por frutas, verduras e legumes, além da diminuição de gorduras, alimentos com conservantes e com excesso de sal ou açúcar.

Auxílio para crianças
Fabuless™ é uma emulsão em pó de óleos naturais, que aciona o mecanismo de controle natural do apetite e aumenta a saciedade. Devido ao seu mecanismo de ação natural, Fabuless™ pode ser prescrito como auxiliar na dieta de crianças acima de peso com total segurança e sem o risco de eventos adversos.
 FONTE: http://www.pharmanostra.com.br/blog/2012/03/governo-cria-semana-de-combate-a-obesidade-infantil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário