José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Programa contra obesidade atinge 35 mil estudantes

segunda-feira, 26 de março de 2012

Programa contra obesidade atinge 35 mil estudantes

Mais recente pesquisa local apontou 14,24% dos alunos acima do peso. 
Preocupada com os índices de obesidade infantil e juvenil, uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, dá orientações para 35 mil alunos de 5 a 19 anos em Caxias do Sul. O Programa Saúde na Escola (PSE) atende a 80 instituições da rede pública de ensino.
O trabalho de prevenção tem contato direto com a escola durante todo o ano letivo, com visitas de agentes de saúde as salas de aula, apresentando bons hábitos de saúde. As cantinas são fiscalizadas por nutricionistas, que estabelecem e acompanham os cardápios, de forma a manter uma dieta equilibrada. Nos postos de saúde, o trabalho toma um caráter mais familiar. Os agentes abordam questões sobre a rotina dentro de casa para garantir que a prevenção à obesidade não fique somente no espaço escolar.
“Pessoas adoecem também pelo que ingerem. É preciso prevenir problemas futuros”, defende a secretária da Saúde de Caxias do Sul, Maria do Rosário Antoniazzi.
A preocupação se justifica pelos números, que revelam uma mudança no perfil alimentar das crianças caxienses. Em 1994, um censo realizado pela prefeitura de Caxias do Sul indicava um nível de desnutrição de 16% nas escolas municipais e estaduais. Quatorze anos depois, a desnutrição havia caído para 1,2%, mas a obesidade atingia 14,24% dos estudantes.
O programa surge como uma medida de prevenção a diabetes, problemas cardíacos e renais que possam ser apresentados na fase adulta, após uma infância com índices de gordura muito acima do aceitável. O plano atende a 2.271 municípios de todo o Brasil.
Segundo informações da Pesquisa do Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008 e 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado nos índices de controle da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Uma avaliação demonstrou que, em 1970, o índice de obesidade entre a faixa etária de 10 a 19 anos era de cerca de 3,7%. Em 2009 esse percentual havia subido para 21,7%.
O programa recebe um investimento de R$ 108 milhões, sendo R$ 65,7 milhões para as cidades integrantes do Mapa da Miséria.
FONTE: http://ocaxiense.com.br/2012/03/programa-contra-a-obesidade-atinge-35-mil-alunos-de-80-escolas-publicas-de-caxias-do-sul/

Nenhum comentário:

Postar um comentário