José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: SOBREPESO E OBESIDADE

sexta-feira, 30 de março de 2012

SOBREPESO E OBESIDADE

Sobrepeso e Obesidade

“Um Tratamento bem Sucedido requer esforço e dedicação ao longo da vida”

Sobrepeso e Obesidade representam 63% da população Brasileira e 73 % da população Norte Americana, segundo informações da ONU de 2011, estes altos índices implicam em um aumento das DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), como também por este motivo mantém lotado UBS e Hospitais.
O tratamento de sobrepeso ou obesidade de uma pessoa pode-se resumir em um processo de dois passos: Avaliação e Gerenciamento.
Na avaliação determinamos o grau de obesidade e o estado geral de saúde. A gestão envolve não só a perda e manutenção de peso corporal, mas também medidas para controlar outros fatores de risco. Obesidade é uma doença crônica, onde o paciente e o profissional da saúde devem entender que o sucesso do tratamento requer disciplina, perseverança e um esforço ao longo da vida. Evidencias convincentes constatam o beneficio da perda de peso para reduzir a pressão arterial, diminuição da glicose sanguínea e redução das dislipidemias (Colesterol, Triglicérides), que tem mutilado a muitas pessoas antes do tempo.
Para avaliar um paciente devemos incluir o IMC (Índice de Massa Corporal), Perímetro da cintura, percentual de gordura (medido por Bioimpedância ou dobras cutâneas) e termos em mãos exames laboratoriais como: dislipidemias, glicose, ácido úrico e também aferir a PA (pressão arterial). Com estes valores poderemos constatar o estado de risco em que o paciente se encontra.
O IMC é calculado dividindo o Peso atual pela altura em metros ao quadrado.
Exemplo, uma pessoa cujo peso é de 80 Kg e mede 1,75m de altura seu IMC será= 80/1,75² = 26,124 Kg/m², cuja classificação é de sobrepeso.
 

Classificação do IMC

 
CLASSIFICAÇÃO IMC Kg/m²
Baixo Peso < 18,5
Normal ou Eutrófico 18,5 - 24,9
Sobrepeso 25 - 29,9
Obesidade 1 30 - 34,9
Obesidade 2 35 - 39,9
Obesidade Extrema 3 ≥ 40

 

Gordura Abdominal.


O excesso de gordura abdominal é um importante fator de risco independente para a doença. A medição do perímetro da cintura para avaliar os riscos associados com obesidade ou sobrepeso é apoiado por muitas pesquisas que classificam os riscos decorrentes destas medições.  Homens cujo perímetro da cintura é maior que 102 cm e mulheres maior que 88 cm, encontram-se em maior risco de adquirirem: Diabetes, Dislipidemias,Hipertensão, Doenças Cardiovasculares, AVC, mais risco de Câncer etc.
Gerenciamento da Perda de Peso
Indivíduos com menor risco devem ser aconselhados sobre as mudanças no estilo de vida, que incluem hábitos alimentares e comprometimento com atividades físicas, com isto devemos evitar qualquer ganho de peso.
Os objetivos do tratamento alem de reduzir o peso corporal é manter um menor peso em longo prazo, a prevenção de mais ganho de peso é o objetivo mínimo que podemos alcançar. Uma perda de peso de 10 % entre três a seis meses é uma meta recomendada, A taxa de redução deve ser de 0,5 a 1 Kg por semana. Após os primeiros seis meses de terapia de redução de peso, a prioridade deve ser a manutenção conseguida através da combinação de mudanças na dieta, atividades físicas e outras terapias.

Antonio Fischer
Nutricionista do Match Point Spa
FONTE: http://www.spa-matchpoint.com.br/2012/nutricao/artigos/115-sobrepeso-e-obesidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário