José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Definição e classificação da obesidade

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Definição e classificação da obesidade

Autor: Ana Pedro | Leitores: 66
Sexta-feira, 10 Fevereiro 2012 18:21
Obesidade é uma doença crónica e evolutiva, que engloba vários graus de gravidade. É uma condição de excesso de gordura generalizada ou localizada no corpo.
A distribuição da gordura no nosso corpo e o peso corporal, podem ser regulados por vários mecanismos, como: hormonal, metabólica e neurológica. Estes três mecanismos mantêm um equilíbrio entre a ingestão de alimentos e o gasto energético.

Visto estes mecanismos funcionarem como mecanismos de controlo, quando surge uma desregularão que leve a um excesso de ingestão em relação ao gasto energético, há um armazenamento de energia sob a forma de gordura, o que favorece o aumento de peso.

A obesidade pode ser classificada pela forma de distribuição da gordura corporal, determinada com base com base no quociente cinta/anca. A acumulação de gordura no tronco, nos compartimentos subcutâneo e visceral, é classificada como obesidade androide e é mais comum nos indivíduos do sexo masculino.

A gordura acumulada nessa zona representa maior risco de aparecimento de doenças cardiovasculares e complicações metabólicas, como a diabetes tipo 2 e dislipidemia.

A Obesidade ginóide é caraterizada pela acumulação de gordura na área gluteofemural, sendo as ancas, coxas e nádegas, é mais comum as mulheres possuírem esta classificação de Obesidade, e nesses casos o aparecimento de artroses e varizes parece ser mais comum.
FONTE: http://www.ptjornal.com/201202105372/artigos/definicao-e-classificacao-da-obesidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário