José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Vice-ministro dos Desporto apela à prática de exercícios físicos para saúde

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Vice-ministro dos Desporto apela à prática de exercícios físicos para saúde

uanda - O vice-ministro para o Desporto, Albino da Conceição José, apelou hoje, em Luanda, à prática do exercício físico e o desporto por parte das crianças, jovens e população no geral, para o melhoramento da condição de saúde da sociedade angolana.          
 
Em declarações à Angop, após ter participado na marcha olímpica sob o lema “Mexe-se pela saúde e rumo aos Jogos Olímpicos de Londres 2012”, que encerrou as actividades do 33º aniversário do Comité Olímpico Angolano (COA), assinalado a 17 de Fevereiro, o governante referiu que o exercício físico representa um importante ganho para saúde dos praticantes. 
 
“É importante reconhecer os benefícios dos exercícios físicos e a prática desportiva, principalmente quando se começa em tenra idade, orientados por pessoas formadas e que entendam da especialidade. Por isso, acho que a sua pratica devia ser generalizada e a iniciar preferencialmente nas crianças e no seio familiar”, disse. 
 
Acrescentou que só o facto de as pessoas adoptarem a prática regular de caminhadas já constitui um grande benefício para a saúde, resultando dai o gosto pelo exercício físico e o desporto. 
 
Por sua vez, o presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição, também participante da marcha, defendeu a necessidade de se realizar continuamente acções do género por toda parte do território nacional, para que se possa combater os problemas de obesidade. 
 
“Gostaria que essa marcha fosse permanente e extensiva aos país, principalmente pela juventude para se combater a obesidade que já faz morada um pouco pela nossa terra. Só uma juventude com saúde teremos uma sociedade saudável”, frisou. 
 
O também presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), expressou a determinação da instituição que dirige na sensibilização e trabalho de encorajamento a população para à pratica da cultura física e do desporto.   
 
Quanto ao evento (marcha), envolvendo centenas de pessoas, foi notável a presença de crianças, na sua maioria estudantes, jovens e alguns idosos, que durante uma hora e meia saíram do estádio da Cidadela, passaram pela avenida Senado da Câmara, Deolinda Rodrigues (Largo da Independência), Ho-Chi-Min (Zé Pirão), Brasil, Senado da Câmara, terminando no local da partida.
 
Para além das comemorações, a passeata visou, entre outros objectivos, ajudar as pessoas a manterem a forma física e incentivarem a pratica desportiva. Atletas federados, antigos praticantes, efectivos das Forças Armadas (FAA) e da Polícia Nacional (PN), entre outros, também se fizeram representar.      
  
Durante a semana, para a efeméride, foi realizada assembleia do desporto federado e a plenária do conselho olímpico, com a presença de presidentes das federações desportivas e membros do conselho olímpico.
  
Reunião da missão olímpica, campanha de recolha e doação de sangue, envolvendo membros desta missão, atletas, desportistas, dirigentes e população, bem como torneio de futebol infanto-juvenil, com a participação de escolas e clubes também se juntaram à festa. O Comité Olímpico Angolano foi fundado a 17 de Fevereiro de 1979.
FONTE: http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/desporto/2012/1/7/Vice-ministro-dos-Desporto-apela-pratica-exercicios-fisicos-para-saude,2772890d-c1e6-498a-8261-bf6ce6b6c56d.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário