José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Tudo Sobre Obesidade

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Tudo Sobre Obesidade

A obesidade não significa exatamente quando uma pessoa está acima do peso, para os profissionais se trata do excesso da quantidade da gordura corporal. A diferença é muito simples de ser entendida pegando como exemplo um fisiculturista, que pode estar acima do peso, mas boa parte deste é formado de músculos. O ser humano precisa de uma determinada quantidade de gordura no corpo, que serve para armazenar energia, proteger do calor, absorver impactos, entre outras coisas. A quantidade de gordura no corpo da mulher é maior do que aquela encontrada no corpo do homem. A mulher é considerada obesa quanto essa quantidade ultrapassa 30% do seu peso total e o homem quando é superior a 25%. Muitas cidades, estados e até mesmo países fazem campanha lutando contra a obesidade, uma vez que o número de obesos no mundo vem crescendo de forma acelerada. Estima-se que no Brasil 40% da população esteja acima do peso. Nos Estados Unidos este número sobe para 61% e somente no ano de 2001 trezentas pessoas morreram em consequência da obesidade. A obesidade acarreta uma série de outros problemas para o indivíduo, por isso é tratada como uma doença crônica.
Tudo Sobre Obesidade
Tudo Sobre Obesidade
Ela é progressiva e pode ser fatal.

Causas da Obesidade

Uma série de motivos pode levar uma pessoa do peso normal a obesidade.
  • A grande vilã é a má alimentação, o excesso de comida calórica e o seu consumo desequilibrado atrelados a uma vida sedentária.
  • Problemas do organismo, quando o metabolismo “usa” os alimentos de forma irregular.
Tudo Sobre Obesidade
Tudo Sobre Obesidade
Uma pessoa que apresenta uma deficiência na produção da proteína leptina (responsável por dar um sinal ao sistema nervoso de saciedade), normalmente come mais do que o corpo precisa.

Tratamentos para Combater a Obesidade

O tratamento para combater a obesidade será feito de acordo com o grau da doença. Para dar início é preciso que o paciente esteja muito determinado e tenha plena confiança no próprio médico. Indivíduos com o IMC (Índice de Massa Corporal) até 35, na maioria das vezes, são tratados com métodos tradicionais, exercícios e medicamentos, quando ainda não apresentam outras doenças em consequência da obesidade.
Tudo Sobre Obesidade
Tudo Sobre Obesidade
Quando se trata de um quadro clínico de obesidade mórbida ou super obesidade, os simples métodos não funcionam e o paciente acaba sendo submetido a uma cirurgia para reduzir o peso. Neste caso, somente pessoas com 45 quilos acima do peso ou com IMC acima de 40 podem recorrer a este tratamento. Com IMC acima de 35, somente aquelas que já estão com outros problemas de saúde por causa da obesidade. Também podem fazer a cirurgia aquelas pessoas que já tentaram outros métodos e aquelas que estão a pelo menos 2 anos com a obesidade estável. Dependentes de drogas ou álcool não podem se submeter a cirurgia.
FONTE: http://www.dicasdesaude.info/cuidados/tudo-sobre-obesidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário