José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade: excesso de fofura ou um mal de saúde pública

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Obesidade: excesso de fofura ou um mal de saúde pública


Atualmente a obesidade é uma das doenças que mais ganha destaque entre os males de nossa época. Vivemos hoje uma transição nutricional, onde as pessoas estão apresentando cada vez menos desnutridas, mas em compensação a obesidade está crescendo exageradamente.


O que é a obesidade? É o acumulo excessivo de gordura corporal de uma forma que causa comprometimento a saúde das pessoas. A obesidade é causada por uma série de fatores que juntos ou isolados levam ao excesso de peso. Dentre eles aspecto cultural, genético e ambiental, mas principlamente o hábito alimentar.

A correria do dia a dia faz com que cada vez mais descuidemos de nossa saúde e alimentação. Na pressa de se alimentar e voltar ao trabalho, escola e ocupações tem se preferido aquela comidinha rápida e gostosa dos fast foods em detrimento na nossa comidinha caseira e saudável.

O excesso de peso, de forma generalista, deve-se ao desequilibrio entre o consumo e o gasto energético. Por exemplo: se eu como muito e não gasto energia o suficiente através de alguma atividade física, é inevitável que o meu peso aumente. Ressaltando que pessoas que tenham problemas hormonais e familiares obesos apresentam mais facilidade nesse ganho de peso.

A obesidade está associada a várias outras doenças como: diabetes, hipertensão arterial e dislipidemias. Isso é o que chamamos de síndrome metabólica. Essas doenças estão associadas de tal forma que o excesso de peso se não tratado pode levar ao desenvolvimento de uma ou mais dessas doenças.

A localização da gordura corporal também está relacionada com maior ou menor gravidade da doença. Quando é androide ou do tipo maçã tem maior risco de desenvolver doenças crônico-degenerativas. Já se a obesidade for do tipo ginecoide ou do tipo pera não apresenta esse tipo de relação.

A obesidade nada mais é do que um processo de inflamatório. O tecido adiposo ou gorduroso é rico em substâncias que atuam no processo inflamatório. Quanto maior é esse tecido adiposo, mais inflamado e consequentemente mais doente fica o indivíduo.

Um dos métodos mais utilizados para diagnosticar a presença da obesidade é a utilização do IMC. O IMC é calculado através da fórmula: peso (kg)/altura x altura (cm)

A classificação do IMC para adultos é:
Classificação Baixo peso:  < 18,5
Adequado:  ≥ 18,5 e < 25
Sobrepeso: ≥25 e < 30
Obesidade: ≥ 30

Esse é apenas um dos métodos para diagnosticar a obesidade. Existem várias técnicas que um profissional especializado utiliza para fazer uma avaliação mais completa. Por isso, caso queira uma avaliação detalhada, procure um nutricionista.

E como tratar a obesidade? Deve ser tratada inicialmente com dieta e atividade física. Caso não tenha resultados é que se deve utilizar os medicamentos sob supervisão de um médico. A cirurgia bariátrica também surge como tratamento, mas apenas em último caso. A cirurgia bariátrica só é recomendada para pessoas com IMC ≥ 40 que apresentam doença associada e que já procuraram diversas formas de tratamentos para a perda de peso e não tiveram resultado satisfatório.

Dicas alimentares:
- Evite beliscar, isso é o que mais engorda. Faça suas refeições em horários regulares.

- Mastigue bem os alimentos. Quando a gente come depressa, não sente saciedade e por isso come mais do que necessita.

- No almoço, comece comendo as verduras, principalmente os folhosos crus. Isso ajuda a dar mais saciedade e menos apetite para o restante da comida.

- Escolha os produtos que tem pouco ou nenhuma gordura e açúcar, como os lights e desnatados.

- Use pequenas quantidades de óleo ao cozinhar. Atualmente têm panelas e até formas antiaderentes que não há necessidade de acrescentar óleo de jeito nenhum.

- Ao fazer o mercantil, não estoque produtos como bolachas recheadas, salgadinhos, doces e guloseimas, pois quando bater a fome esses produtos serão os primeiros que você irá procurar.

- Tenha sempre na geladeira frutas. Ao sentir fome elas podem ser utilizadas para fazer lanches leves e sem culpa.

- Modere o consumo de bebidas alcoólicas,elas também ajudam muito no ganho de peso.

- Faça sempre algum tipo de atividade física. Controlar a alimentação e aumentar o exercício físico são fundamentais para uma perda de peso saudável e eficiente.

Por isso se cuidem. Saúde mais do que a beleza é fundamental. E nada contra as gordinhas, que estão apenas acima do peso, e sim aquelas que estão doentes e não procuram ajuda!
FONTE: http://www.ideiasdemulher.com.br/2012/02/obesidade-excesso-de-fofura-ou-um-mal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário