José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: DRA. MARIA GRACE RUIZ: "Obesidade atinge grande parte das italianas, sobretudo no sul do país"

sábado, 25 de fevereiro de 2012

DRA. MARIA GRACE RUIZ: "Obesidade atinge grande parte das italianas, sobretudo no sul do país"


PDF Imprimir E-mail
Obesidade atinge grande parte das italianas, sobretudo no sul do paísA obesidade é hoje um fenômeno mundial, em razão do "fast-food" e da ingestão de alimentos gordurosos e dos açucares. Principalmente no sul da Itália, observa-se depois do matrimônio, mulheres se esquecem da vaidade e em pouco tempo, ultrapassam seu peso normal. Grande parte dessas novas senhoras tinham no passado, um corpo elegante e perfeito, porém, o descuido após o casamento e a manutenção da mesma dieta dos antepassados, as deixaram avançar muito acima de seu peso habitual, tornando-se pergosamente obesas.

A obesidade é o maior problema de saúde pública do mundo, associada a doenças metabólicas crônicas, como: diabetes e hipertensão arterial. A obesidade é responsável por significante impacto negativo na vida dos indivíduos.

COMO SE ADQUIRE A OBESIDADE:
Nas diversas estapas de desenvolvimento, o organismo é o resultado de diferentes interações entre o patrimônio genético (herdado de pais e avós), o ambiente sócioeconômico, cultural e educativo, juntamnete com o ambiente familiar. Asssim uma pessoa apresenta diversas características peculiares que distinguem, especialmente em sua saúde e nutrição. A obesidade é o resultado de deversas interações, nas quais chamam a atenção, aspectos genéticos, ambientais e comportamentais.

Assim, filhas de ambos os pais obesos apresentam altos riscos de obesidade, bem como, determinantes mudanças sociais estimulam problemas com a balança, como dieta rica em gorduras e açuares.

Lembre-se que:
Não é só a beleza corporal que fica prejudicada. A obesidade é fator de risco para uma série de doenças que são:

- Diabetes Tipo II - Hipertensão arterial

- Denças Cardiovasculares

- Doenças Cérebro vasculares

- Apnéia do sono e muitas outras.

Pacientes acima do peso normal apresentam limitações de movimentos.

Cuidado amigos internautas: o fato de já ter casado, não é garantia de amor eterno. Se você está mais gordinha ou gordinho, acima do peso normal, procure um médico e faça exames médicos regularmente. Procure um nutricionista e faça mudanças na alimentação, seguida de exercícios e caminhadas semanais. Procure um psicólogo, que também muito poderá ajudar, principalmente com relação a momentos de desânimo e depressão; comuns nessas situações.

Comentários e sugestões deste assunto envie através do email: contato@radioitaliana.com.br

Dra. Maria Grace Ruiz é psicanalista, psicóloga clínica, professora, palestrante, radialista e presidente do IMEPSICO.
FONTE: http://www.radioitaliana.com.br/content/view/8380/28/

Nenhum comentário:

Postar um comentário