José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Perda de peso coletiva

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Perda de peso coletiva

A obesidade continua a ser uma doença comum, grave e cara nos Estados Unidos e também nos outros paises e no Brasil. De acordo com o Centro de Controle de Doenças e Prevenção americano, cerca de 1/3 dos adultos norte-americanos são obesos, e nenhum Estado Americano alcançou o objetivo de reduzir em 15% a obesidade da população como se propôs ha um ano atrás. A obesidade e os problemas de saúde relacionados, incluindo doenças cardíacas e diabetes, continuam a ter um impacto econômico significativo no sistema de saúde dos EUA, custando ao país centenas de bilhões de dólares por ano.
Para promover os custos-benefícios atingidos com iniciativas de perda de peso, equipes de intervenções de perda de peso estão atuando nas redes sociais com o objetivo de aumentar a popularidade do programa e também como uma maneira de incentivar a perda de peso em grandes grupos de pessoas. T.M.Leahey e colaboradores do Departamento de Psiquiatria e Comportamento Humano da Universidade de Brown de Providence, Rhode Island fizeram um experimento humano de grande alcance.
  Durante 12 semanas, uma competição online de perda de peso foi realizada em Rhode Island. Os participantes aderiam a uma equipe e podiam competir com outras equipes em duas categorias: perda de peso e atividade física . (A competição de perda de peso reuniu 3.330 indivíduos com sobrepeso ou obesos; 76% do sexo feminino, idade = 46,1 ± 10,8; IMC = 31,2 ± 5,3 kg / m (2)), representando 987 equipes, completou o programa com uma média de 5 a 11 membros em cada. A maioria destes indivíduos estava matriculada nas duas categorias.
Os resultados de perda de peso foram claramente determinados pela equipe a qual o indivíduo estava ligado. Os participantes que perderam quantidades clinicamente significativas de peso (pelo menos 5% do seu peso corporal inicial) tendem a ser das mesmas equipes, e estar em uma equipe com mais colegas nas categorias de perda de peso também foi associada com uma maior perda de peso. Os indivíduos que relataram níveis mais elevados da influência social do companheiro aumentaram suas chances de conseguir uma perda de peso clinicamente significativa em 20%. Este efeito foi mais forte do que qualquer outra característica da equipe.
Os autores afirmam que o fato de estar rodeado por outros com objetivos de saúde semelhantes aos seus, todos trabalhando para conseguir a mesma coisa, pode ter realmente ajudado as pessoas nos seus esforços para perder peso.
As características individuais também contam. Os indivíduos obesos apresentaram maior porcentagem de perda de peso do que os participantes com sobrepeso. Os líderes das equipes também perderam mais peso do que os demais membros, possivelmente devido a sua maior motivação e engajamento na campanha
FONTE:  http://intramed.uol.com.br/jornal.asp?a=ler&id=1956

Nenhum comentário:

Postar um comentário