José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Nutricionistas mostram que é possível emagrecer comendo pães e massas, desde que em porções equilibradas Fonte: Boainformacao.com.br http://www.boainformacao.com.br/2012/02/excesso-de-carboidratos-nao-gera-obesidade/

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Nutricionistas mostram que é possível emagrecer comendo pães e massas, desde que em porções equilibradas Fonte: Boainformacao.com.br http://www.boainformacao.com.br/2012/02/excesso-de-carboidratos-nao-gera-obesidade/

 
pao de forma
Uma pesquisa mostrou ingestão de carboidratos desencadeia reações imediatas no cérebro que aumentam a força e o desempenho
São Paulo – Nos últimos tempos, várias dietas têm pregado o macarrão como vilão daobesidade, e a máxima de que carboidrato engorda está praticamente arraigada no pensamento dos aficionados pela boa forma. Mais recentemente, alguns regimes prometem milagres com a eliminação do glúten. O consenso dos especialistas, porém, mostra que a melhor dica é o equilíbrio. Nada de eliminar nutrientes, apenas consumir em quantidades adequadas.
E é possível emagrecer comendo pães e massas? A resposta é sim, desde que as porções de alimento sejam equilibradas. Andrea Milanez e Sibele Monice seguiram um cardápio combinando o carboidrato, as proteínas e fibras e se deram bem. “Adoro pães e massas e nunca imaginei perder a barriga sem cortá-los do dia a dia”, conta Andrea.
O efeito sentido pelas duas mulheres é detalhado em uma pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Harvard (EUA) e publicada pela revista inglesa The New England Journal of Medicine. O estudo concluiu que diferentes dietas (com exclusão de carboidratos, gordura ou proteínas) geram a mesma perda de peso em longo prazo. O pesquisador Robert Ferguson, autor do livro “Diet-Free for Life”, mostra que o balanceamento entre nutrientes é a melhor forma de emagrecer. A posição também é ressaltada pelo Consenso Científico da Saudabilidade da Massa, corroborado por 15 cientistas de 13 países.
O argumento de que podemos comer massas sem culpa ganha força quando verificamos os prejuízos que a falta de carboidrato pode trazer ao organismo. “O nutriente é responsável pela energia que gastamos durante o dia. Sem ele, o corpo busca força nos músculos e acabamos perdendo massa magra, o que gera flacidez”, afirma Vanderli Marchiori, nutricionista, fitoterapeuta e secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva. Outro estudo agora da Universidade de Tufts, nos EUA, comprova que a falta de carboidratos pode causar diminuição da capacidade cognitiva, atenção e memória, além de alterar o humor.
Os benefícios do carboidrato são muitos e para reforçar a importância do nutriente ao organismo, temos uma pesquisa da Universidade de Auckland, que concluiu que a ingestão do nutriente desencadeia reações imediatas no cérebro que aumentam a força e o desempenho. “Além disso, o baixo nível glicêmico do carboidrato permite que a digestão seja realizada em mais tempo, prolongando o efeito de saciedade”, diz Marchiori.
Fonte: Exame/Abril
FONTE: http://www.boainformacao.com.br/2012/02/excesso-de-carboidratos-nao-gera-obesidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário