José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Publicidade HOME NOTíCIAS BLOGS MUNICÍPIOS ENQUETES IMAGENS VíDEOS WIDGETS ANUNCIE SOBRE CONTATO Facedbook Curtir no Facebook Twitter Siga no Twitter Feed RSS msn repórter INICIAL Educação / Escolas se cadastram para debater obesidade estudantil

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Publicidade HOME NOTíCIAS BLOGS MUNICÍPIOS ENQUETES IMAGENS VíDEOS WIDGETS ANUNCIE SOBRE CONTATO Facedbook Curtir no Facebook Twitter Siga no Twitter Feed RSS msn repórter INICIAL Educação / Escolas se cadastram para debater obesidade estudantil

Publicado em 24/02/2012 às 16h17
Os municípios que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE) puderam se inscrever até esta sexta-feira (24) para participar da Semana de Saúde na Escola, que vai mobilizar as comunidades escolares sobre o tema da obesidade, de 5 a 9 de março. O assunto será trabalhado nas escolas ao longo do ano letivo de 2012.

De acordo com a diretoria técnica do PSE da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Clarisse Madeira, mais da metade das 155 escolas já confirmaram presença. “Esse evento tem uma importância enorme para os escolares e para a população de cada município, já que estamos levando mais qualidade aos nossos alunos através das ações da atenção básica”, destaca. Até o meio-dia desta sexta-feira (24), 97 escolas já estavam confirmadas. Os técnicos acreditam que a média deverá permanecer entre 60% e 70%.

De acordo com a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2008/2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

Ainda segundo a POF, os jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009. A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta.

Como parte do PSE, a semana visa alertar os estudantes da rede pública da educação básica sobre o problema, com ações de avaliação das condições de saúde, prevenção, promoção e educação permanente, de profissionais, adolescentes e jovens.

Fonte: CCom

Edição: Milana Santos

Contato: redacao@vooz.com.br 
http://www.vooz.com.br/noticias/escolas-se-cadastram-para-debater-obesidade-estudantil-83750.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário