José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: PronoKal® apresenta resultados dos estudos DiaproKal e ProKal sobre obesidade

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PronoKal® apresenta resultados dos estudos DiaproKal e ProKal sobre obesidade

10/02/2012 - 10:55
A PronoKal®, empresa especializada na abordagem do excesso de peso e da obesidade através da dieta proteinada, apresentou os resultados preliminares do Estudo DiaproKal e do Estudo ProKal. Os dois estudos, que decorrem em centros hospitalares de primeira linha em Espanha, avaliam a eficácia da dieta proteinada em diferentes tipologias de doentes: DiaproKal incide sobre doentes com excesso de peso e diabetes tipo 2 ou prediabetes; e ProKal, sobre doentes obesos, avança comunicado de imprensa.
 
“Os dados recolhidos estão a ter um grande apoio por parte da comunidade médica o que nos incentiva a prosseguir com a nossa investigação”, explica o Dr. Ignacio Sajoux, Medical Adviser da PronoKal®.
 
O Estudo DiaproKal
 
O Estudo DiaproKal é um ensaio clínico aberto, controlado, aleatório prospectivo e multicêntrico, que avalia a segurança e tolerabilidade da dieta proteinada (DiaproKal) em comparação com uma dieta hipocalórica, em doentes diabéticos obesos durante 4 meses.
 
Entre os indicadores avaliados por este estudo está o perímetro da cintura (PC), um dos principais indicares de risco para a saúde. Os doentes tratados com DiaproKal apresentaram uma redução média de 9,97cm deste perímetro, mais do dobro do que foi atingido pelos doentes que seguiram uma dieta hipocalórica, que tiveram uma redução média de 4,94 cm. Esta redução permitiu que em apenas 2 meses, 40% dos doentes em tratamento com Diaprokal tenham atingido um PC abaixo daquele considerado com elevado risco cardiovascular (102cm para os homens e 88cm, para as mulheres), meta atingida por 17,65% dos doentes em tratamento com uma dieta hipocalórica.
 
Da mesma forma, no que se refere à evolução da hemoglobina glucosilada (HbA1c), o estudo demonstra que a média diminui de forma significativamente desde a primeira visita até aos dois meses de tratamento, no grupo tratado com dieta proteinada. Em concreto, no grupo tratado com DiaproKal, 85% dos doentes atingiram valores abaixo de 7% (nível de segurança); enquanto que no grupo que seguiu uma dieta hipocalórica, 60% apresenta este valor normalizado.
 
Os dados do vão ser apresentados pelo Dr. Albert Goday, coordenador do Estudo DiaproKal e director de secção do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do Hospital del Mar de Barcelona, no âmbito da mesa “Obesidade e DM2”. Nesta mesa será debatida a situação actual da diabetes relacionada com a obesidade assim como a recente evolução do tratamento, sendo apresentados estes e outros dados preliminares de dois meses do estudo DiaproKal.
 
O Estudo ProKal
 
O Estudo ProKal é um ensaio clínico que avalia a eficácia do Método PronoKal® (Dieta Proteinada) versus una dieta hipocalórica equilibrada, na redução do peso em doentes obesos. O estudo está a ser desenvolvido na Unidade de Obesidade Hospitalar do Hospital General Universitário Gregorio Marañón em Madrid, sendo coordenado pelo Prof. Basilio Moreno, Presidente de la Fundación de la Sociedad Española para el Estudio de la Obesidad (SEEDO), director do Serviço de Endocrinologia e Nutrição do Hospital General Universitario Gregorio Marañón.
 
A PronoKal® está a apresentar nas principais reuniões científicas os resultados preliminares de seis meses deste este estudo, segundo os quais os doentes que utilizaram o Método PronoKal® perderam em média 21,59 kg (-21%) depois de um ano de tratamento, em comparação com 6,68 kg (-7%) perdidos com uma dieta hipocalórica. De acordo com o Prof. Basilio Moreno, “Os resultados falam por si: os pacientes com Dieta Proteinada perdem 3 vezes mais peso que os da dieta hipocalórica, sempre sob um estrito controlo médico, de forma a assegurar a segurança do doente e garantir que não existe nenhum défice nutricional que possa colocar a sua saúde em risco”.
 
No que se refere à evolução do Índice de Massa Corporal (IMC) ao longo de seis meses de tratamento, nas mulheres este indicador reduz-se significativamente com a Dieta Proteinada, para atingir um IMC de excesso de peso (<30), comparativamente com a doentes que seguiram uma dieta hipocalórica que continuam a achegar a um nível de obesidade de grau 1 (>30), com uma diferença de 4,69 pontos entre ambos os grupos
FONTE: http://www.rcmpharma.com/actualidade/saude/10-02-12/pronokal-apresenta-resultados-dos-estudos-diaprokal-e-prokal-sobre-obesid
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário