José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Municípios podem fazer inscrição até sexta-feira no Saúde na Escola

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Municípios podem fazer inscrição até sexta-feira no Saúde na Escola

Os municípios que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE) podem se inscrever até esta sexta-feira (24) para participar da Semana Saúde na Escola. Em Roraima, há dois municípios aptos para desenvolverem as atividades, Boa Vista e São João da Baliza. As inscrições podem ser feita no seguinte endereço: http://simec.mec.gov.br.
A adesão à mobilização é voluntária e pode ser realizada pela equipe da escola em parceria com a equipe de saúde da família. A Semana Saúde na Escola será desenvolvida, de 5 a 9 de março, em vários estados brasileiros. Obesidade será o tema do evento. A ideia é mobilizar as comunidades escolares para desenvolver o tema durante o ano letivo de 2012.
Quem aderir ao programa e cumprir as metas estabelecidas receberá incentivo extra. O valor deve variar conforme o número de equipes de saúde que aderirem e informarem as ações. O recurso corresponderá a 1/12 da parcela anual destinada a cada equipe de Programa de Saúde da Família (PSF).
Os gestores da saúde e da educação poderão desenvolver atividades que envolvam temas relacionados à promoção da alimentação e modos de vida saudáveis, saúde sexual e reprodutiva, álcool e outras drogas, diversidade sexual, bullying, homofobia, discriminação e preconceito no cotidiano da escola. No entanto, avaliação antropométrica dos estudantes e agendamento de visitas guiada das famílias às Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão obrigatórias.
SAÚDE NA ESCOLA
O Ministério da Saúde (MS) destinou R$ 113.900,00 para os municípios de Boa Vista e São João da Baliza para investirem no Programa Saúde na Escola (PSE), que atua na prevenção, assistência à atenção à saúde de estudantes da rede pública de ensino. Pelo menos 16 escolas e 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) fazem parte do programa.
Aproximadamente 87,5% das escolas cadastradas no programa são da capital, o que representa 14 unidades. São João da Baliza cadastrou duas escolas no programa. Cada escola é vinculada a uma UBS. A unidade é responsável pelos desenvolvimentos das ações de saúde durante o ano letivo. 
FONTE: http://www.bvnews.com.br/cotidiano11310.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário