Prevenir a obesidade entre os adolescentes da rede pública e debater o assunto com os pais é o objetivo das atividades que a Secretaria de Saúde de Curitiba intensifica até esta sexta-feira (9), a partir de nove escolas. A ação faz parte da Semana Saúde na Escola, de apoio à estratégia lançada pelo Ministério da Saúde para reduzir esse fator predisponente a doenças como hipertensão e diabete.
A intenção, explica a coordenadora de Promoção da Saúde, Simone Lima, é reduzir o impacto da epidemia mundial que, em 2010, afetou 29,4% dos adolescentes freqüentadores das unidades municipais de saúde. Os profissionais de saúde e educação envolvidos – como nutricionistas e professores de educação física – aproveitam a oportunidade para abordar outro problema que afeta a juventude: o consumo de bebidas alcoólicas.
Prática - A mobilização começou na manhã dessa segunda-feira (5), no Distrito Sanitário Boqueirão, com a abordagem do assunto entre os adolescentes e adultos que aguardavam atendimento na Unidade Jardim Paranaense. Nesta terça-feira (6), a equipe do serviço de saúde repetirá a ação. Na mesma data, a partir das 14h, parte da equipe da Unidade Parolim fará um bate-papo com os pais de alunos da Escola Doracy Cesarino, na Regional Portão, enquanto outros profissionais estarão na escola para fazer oficinas e brincadeiras com os alunos.
Iniciativas como essas se repetirão nas escolas Láia Bastos (Regional Boqueirão), Caic Bairro Novo (Regional Bairro Novo), Cecília Meirelles (Regional Boa Vista), Lúcia Bastos (Regional Boqueirão), Professor Nilo Brandão (Regional Cajuru), Cândido Portinari (Regional CIC), Hildebrando de Araújo (Regional Matriz), Monteiro Lobato (Regional Pinheirinho) e Anita Gaerther (Santa Felicidade). A seguir, a proposta de trabalho será estendida às 28 instituições de ensino – dezenove estaduais e as nove municipais estaduais e municipais de ensino integrantes do Programa Saúde na Escola.
FONTE: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-previne-obesidade-nas-escolas/25992




Nenhum comentário:
Postar um comentário