José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Educação reforça controle da obesidade

terça-feira, 13 de março de 2012

Educação reforça controle da obesidade

Credito:  Sérgio Rodrigo -  Tribuna do Norte - Diário do Paraná

Parceria entre a Prefeitura e a Fap possibilitará diagnóstico sobre excesso de peso junto a crianças de escolas e centros infantis do município

Crédito: Sérgio Rodrigo - Tribuna do Norte - Diário do Paraná
Educação reforça controle da obesidade
A mobilização nacional  contra a obesidade está ganhando reforço em Apucarana. Uma parceria entre a Autarquia de Municipal de Educação (AME) e a Faculdade de Apucarana (Fap) vai possibilitar um acompanhamento mais intenso da situação nutricional dos mais de 10 mil estudantes da rede municipal.
 

De acordo com a nutricionista da AME, Vera Lúcia Bormiu, estagiários do curso de Nutrição da Fap farão uma avaliação do peso e da altura dos alunos. Apesar de ter estimativas, a AME ainda não tem um levantamento concreto em relação ao excesso de peso entre as crianças que atende. “Com a parceria, poderemos ter um diagnóstico sobre os casos de obesidade e sobrepeso nas escolas, além de um trabalho de educação nutricional que fique para o currículo”, comenta.
 

As ações, antecipa ela, devem ajudar a nortear novas decisões em relação à alimentação nas escolas municipais. Hoje, a AME trabalha com números que ainda estão longe da média de obesidade entre as crianças brasileiras. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos tem peso acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Apucarana, conforme a AME, o problema atinge menos de 1% dos estudantes da rede municipal.

Ainda assim, observa a nutricionista, o acompanhamento precisa ser mantido.
 


Leia a matéria completa na edição desta quarta-feira da Tribuna do Norte - Diário do Paraná.
FONTE http://www.tnonline.com.br/noticias/apucarana/45,122117,07,03,educacao-reforca-controle-da-obesidade.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário