José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade infantil causa problemas de saúde e de autoestima

quinta-feira, 8 de março de 2012

Obesidade infantil causa problemas de saúde e de autoestima

Criança escolhe entre doces e frutas
Shutterstock
A obesidade é uma doença que não atinge apenas os adultos. Cada vez mais crianças se tornam obesas e o peso em excesso pode causar diversos problemas de saúde. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 34,8% das crianças brasileiras de cinco a nove anos apresentam peso maior do que o considerado saudável pela OMS, a Organização Mundial da Saúde. Ainda conforme o estudo do IBGE, em torno de 10% das crianças e dos adolescentes do Brasil possuem sobrepeso e 7,3% são obesos.
"A obesidade infantil é uma das patologias nutricionais que mais tem apresentado aumento de prevalência, não apenas nos países desenvolvidos, mas também onde a desnutrição continua como o maior problema nutricional. Atualmente, a obesidade na infância e adolescência tem adquirido proporções epidêmicas e é relativamente comum em sociedades industrializadas", explica Alessandra Carneiro, nutricionista da Clinica Duoderme. "A obesidade infantil já é considerada uma epidemia e um problema de saúde pública mundial. Na infância pode acarretar diversas consequências à saúde, tais como hipertensão arterial, idade óssea avançada, menarca precoce, maior predisposição a artroses e até problemas cardíacos", comenta Myrla Merlo, nutricionista clínica e esportiva da clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte (MG).
O excesso de peso pode provocar ainda outros problemas. "A obesidade rouba a infância das crianças ao impedir que elas brinquem à vontade e se locomovam com facilidade. Além disso, gera traumas psíquicos, diminui a resistência imunológica, prejudica a produção de hormônios, predispõe ao diabetes tipo dois, encharca o fígado e o coração com gordura e predispõe ao câncer de testículos, fígado e outros", alerta o endocrinologista Tércio Rocha. "A obesidade infantil pode causar também colesterol elevado, pressão alta, problemas nas articulações devido ao excesso de peso e problemas com a autoestima", avisa Priscilla Kaktsuka, nutricionista do Hospital Samaritano de São Paulo.
Geralmente, a criança obesa reflete a má alimentação de toda sua família. "Se os pais apresentam hábitos alimentares inadequados, eles estarão transmitindo valores errados aos seus filhos. O exemplo deve partir dos pais, sempre", recomenda Priscilla. "A criança obesa é o retrato da alimentação de sua família, da ansiedade do grupo, do sedentarismo ao qual é exposta e de uma educação errada que confunde amor com falta de regras", adverte Tércio. 
FONTE: http://bbel.uol.com.br/filhos/post/obesidade-infantil-causa-problemas-de-saude-e-de-autoestima.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário