
A farinha pode auxiliar no processo de emagrecimento ao oferecer grande quantidade de fibras
Um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro mostrou que o consumo das colheradas da farinha de berinjela realmente age na perda de peso. O legume em versão pó tem mais fibras do que o suco ou a sopa feitos com o legume, em que elas são diluídas e não apresentam a mesma eficácia.
O combate à obesidade, no entanto, é só um dos benefícios deste complemento alimentar, existem muitos outros e sua saúde, certamente, vai saber aproveitar todos eles. Em tempo: as receitas caseiras da farinha de berinjela não são tão eficientes como a industrializada, utilizada no estudo. Casas de alimentos naturais oferecem várias marcas diferentes do produto.
Emagrecimento - A farinha pode auxiliar no processo de emagrecimento ao oferecer grande quantidade de fibras. Esses nutrientes, em contato com a água, ganham volume e preenchem o estômago, dando a sensação de saciedade. A diminuição da barriga ainda não está bem explicada, mas já existem estudos relacionando o consumo de fibras à redução da circunferência da cintura, também envolvida com a pesquisa. Precisamos, no entanto, de mais estudos para afirmar que os resultados são efeito direto da farinha de berinjela.
Melhora do trânsito intestinal - As fibras insolúveis, presentes na farinha de berinjela, absorvem água no intestino e aumentam o volume e o peso das fezes. Há aumento na pressão exercida na parede do intestino, que passa a funcionar melhor e se esvaziar em intervalos mais breve. Se a farinha for consumida em excesso, você pode sentir desconfortos abdominais, como diarréia, distensão abdominal e flatulência. O ideal é limitar a dose a quatro colheres de sopa por dia: duas no café da manhã e mais duas no jantar.
Saciedade - Mais uma vez, as fibras merecem palmas: elas compõem, aproximadamente, 40% da berinjela e, ao entrarem em contato com a água, formam uma espécie de gel que preenche o estômago e afasta a fome.
Controle do colesterol - A diminuição dos níveis de LDL (colesterol ruim) acontece graças à eliminação de ácidos biliares junto às fezes. Por favorecer o trânsito intestinal, a farinha de berinjela aumenta a eliminação de ácidos biliares, que são compostos por moléculas de colesterol. O organismo utilizará mais colesterol para produzir o ácido e, com isso, os níveis serão reduzidos.
Ajuda o funcionamento renal - A farinha tem ação diurética devido às vitaminas e aos minerais, próprios da berinjela, que favorecem o bom funcionamento dos rins. Por isso, o suplemento facilita a eliminação de toxinas circulantes pelo organismo e combate à retenção de líquidos. O benefício, no entanto, depende do consumo regular de água, a farinha contém muitas fibras e a água é necessária para formar o bolo alimentar que será eliminado.
Retarda o envelhecimento precoce - A casca da berinjela, mantida no processamento da farinha, é rica em vitaminas A e C, dois nutrientes famosos pela ação antioxidante. Isso quer dizer que elas protegem o organismo contra ação dos radicais livres, substâncias naturalmente produzidas pelo seu corpo e de ação degenerativa.
Previne doenças cardiovasculares - A berinjela é ótima fonte de flavonóides, substâncias que combatem o acúmulo de gorduras nas artérias e protegem o sistema cardiovascular. Resultado: menos riscos de doenças crônicas, como a hipertensão, e de problemas como o infarto ou a aterosclerose.
FONTE: http://www.portaldepaulinia.com.br/saude/alimentacao/14250-estudo-diz-que-farinha-de-berinjela-age-na-perda-de-peso.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário