José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade – Causas e Consequências

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Obesidade – Causas e Consequências

Estar acima do peso está relacionado com o excesso de peso corporal, o que inclui gordura, ossos, músculos e água. Já Obesidade refere-se ao excesso de gordura no corpo. Um dos maiores problemas da atualidade, indivíduos de todas as classes sociais e idades podem sofrer com a Obesidade. Caracterizado por um estado de má nutrição devido a ingestão incorreta de nutrientes e ao consumo exagerado de alimentos, a Obesidade também é causada por fatores hereditários.
Desta forma, a grande maioria das pessoas que sofre de Obesidade a desenvolvem por fatores genéticos ou devido a nutrição irregular. O quadro de Obesidade piora muito quando associado ao sedentarismo, ritmo desenfreado de vida e a grande disponibilidade de alimentos. O ambiente familiar também pode contribuir muito para o desenvolvimento de uma Obesidade infantil e crianças com pais obesos possuem maior tendência a desenvolver uma Obesidade.
Em uma época de domínio dos fast-food as pessoas têm se afundado no consumo inadequado de grandes quantidades de gordura, muitas vezes sem mesmo perceber. Falta informação e dedicação a uma vida mais saudável e, os atuais padrões de cotidiano, relacionados a uma vida sedentária em frente à televisão e aos computadores, somente aumenta ainda mais o problema.
A Obesidade é mais freqüente em mulheres do que em homens e entre as camadas de menor poder aquisitivo ela cresce mais rapidamente, por incrível que pareça. Há o consumo excessivo de produtos industrializados com alto teor de gordura e açucares, o que além de provocar a Obesidade ainda contribui para um quadro de alta tensão psicológica.

Principais Consequências da Obesidade

Os resultados de uma Obesidade são tanto físicos quanto psicológicos, pois, um indivíduo obeso freqüentemente desenvolve traumas e frustrações. Artérias entupidas e diabetes são alguns dos problemas físicos, além de uma enorme variedade de doenças lesivas. Regimes restritivos não são a solução da Obesidade, é preciso aprender a comer de maneira saudável, caso contrário, a pessoa acaba desenvolvendo uma Obesidade crônica, caracterizada pelo famoso ?enfeito sanfona?, engordando e emagrecendo constantemente.
Sem dúvida, o grande vilão é o sedentarismo. Por isso mexa-se. Comece com pequenas atitudes como trocar o elevador pela escada sempre que possível, por exemplo. Pratique atividades físicas e tenha hábitos alimentares saudáveis. É tudo uma questão de estabelecer uma boa rotina. Não tenha vergonha de pedir ajuda a um médico ou nutricionista, pois, um erro muito comum é não considerar a Obesidade uma doença.
FONTE:  http://oqueeh.com.br/obesidade-causas-e-consequencias

Nenhum comentário:

Postar um comentário