(Reportagem da Web Rádio Saúde. Confira áudioe programação ao vivo)
  Tempo de áudio – 1min53seg
  LOC/REPÓRTER:Com a chegada de mais um ano letivo, é  importante que os pais se preocupem com a alimentação dos filhos durante  o tempo em que estão na escola. Principalmente aos alimentos que são  vendidos dentro das lanchonetes da instituição.  Os salgados fritos,  refrigerantes, balas e doces devem ser evitados.  A coordenadora geral  de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime,  ressalta que a qualidade dos produtos vendidos na cantina é também de  responsabilidade das escolas.
  TEC/SONORA:coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde- Patrícia Jaime
  "A criança tem que ser orientada sobre a melhor forma de comprar  dos alimentos. Mas isso também é uma responsabilidade da escola como um  todo. Então, tem que ter um esforço da comunidade escolar para que a  cantina da escola seja uma cantina saudável. Uma cantina saudável é  evita salgados fritos e tem opção por salgados assados e suco de fruta  natural. Uma escola que também tenha a opção de frutas no cotidiano.  Ainda, que não se compre guloseimas no dia a dia. Isso não deve fazer  parte do consumo diário da criança dentro da cantina da escola".  
  LOC/REPÓRTER:A mãe da estudante Ana Beatriz, de 11  anos, Cryslane Paulino da Silva, que não tem tempo de fazer o lanche da  filha, relata como tenta driblar o consumo dos alimentos não  recomendados.
  TEC/SONORA:agente de saúde – Cryslane Paulino da Silva
  "No ano passado, como tinha nutricionista, a gente tinha um roteiro  do que ela comia na segunda, na terça. Era um lanche mais saudável, e,  por isso, bem melhor. Como ela foi para uma escola maior, tem   lanchonete, e a lanchonete tem tudo, refrigerante, salgadinhos, essas  guloseimas todas. Então, o que eu fiz: combinei com o pessoal lá para,  quando ela quisesse pegar, no caso, mais refrigerante, porque ela gosta  muito, deveriam vetar um pouco. Eles venderem mais suco para ela".
  LOC/REPÓRTER:Preocupado com a alimentação das crianças  nas escolas, o Ministério da Saúde vai promover a partir de março,  ações de prevenção e controle da obesidade em escolas públicas do País.
  Reportagem, Alexandre Penido
FONTE: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/4183/162/pais-ficar-atentos-para-lanchonetes-das-escolas.html 
Nenhum comentário:
Postar um comentário