José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Alto Astral no combate à obesidade

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Alto Astral no combate à obesidade

Eliminar aqueles quilinhos que estão sobrando é o desejo de toda mulher que quer ficar com um corpo em forma e com a autoestima lá em cima. Mas quando esses quilinhos deixam de ser um problema apenas estético e tornam-se um sério risco à saúde, é preciso imediatamente reverter este quadro. A solução está em mudar o estilo de vida e adquirir hábitos mais saudáveis. Uma coisa é certa: optar por dietas ditas milagrosas pode até agravar a situação. O organismo precisa de um metabolismo ativado e de um corpo em movimento para queimar calorias e fortalecer o sistema cardiovascular, entre outros benefícios que só uma atividade física bem orientada proporciona.
Dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o número de pessoas acima do peso no país atinge grande parte da população. Cerca de 20% dos brasileiros entre 10 e 19 anos estão acima do peso. Este número aumenta nas pessoas acima de 20 anos, ou seja, 48% das mulheres e 50,1% dos homens estão com Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 25%. Porém, em meio a essa epidemia, especialistas garantem que o mais importante para perder os quilos em excesso é fazer uma reeducação alimentar e adotar a prática de uma atividade física regularmente. Uma mudança comportamental é fundamental e também é o melhor tratamento para a obesidade.
Esta é a filosofia da Curves, maior rede de academias do mundo e a empresa de fitness que mais investe em pesquisas científicas focadas na saúde da mulher. A Curves utiliza um programa diferente de exercícios físicos, onde em apenas 30 minutos, durante três vezes por semana, é o suficiente para garantir excelentes resultados, como a perda de peso, promovendo o fortalecimento muscular e aumento da massa corporal e do condicionamento físico. Realizados em um ambiente descontraído, com equipamentos modernos e utilizando a dança e seus inúmeros ritmos, os exercícios são associados a um controle correto da alimentação, através de conceitos comprovados de nutrição, sem fórmulas radicais ou uso de remédios, e tendo por objetivo ensinar como perder e manter o peso com uma alimentação saudável para o resto da vida.
“Desde 2007 frequento a Curves Centro, porque tenho a vida muito corrida e não posso ficar mais de uma hora numa academia. No início do ano, tive os exames de sangue alterados e resolvi intensificar os exercícios. Com isso, perdi 36 kg, estou muito mais disposta e, é claro, estou comprando roupas mais justas”, comemora a engenheira eletricista Yara Maria Romero da Silva, de 37 anos, que apresentava obesidade mórbida. Antes de iniciar o programa Curves, a aluna tinha dificuldades de caminhar, subir uma escada e sentia muito cansaço ao realizar atividades do dia a dia. “Na Curves encontrei a motivação que precisava para emagrecer. O ambiente tem alto astral, as professoras estão sempre corrigindo a postura e os movimentos. Você entra estressada e, em meia hora, relaxa a cabeça, exercita o corpo e ainda tem momentos de boa convivência”, acentua.

Motivação e acompanhamento nutricional
As consequências do sobrepeso e da obesidade para a saúde são muitas: osteoartrite, dificuldades respiratórias, problemas músculo esqueléticos e de pele, infertilidade e até problemas mais graves, como doença coronariana, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.  Além disso, o sobrepeso e a obesidade estão também associados a distúrbios psicológicos, incluindo depressão, distúrbios alimentares, imagem corporal distorcida e baixa autoestima.  “A academia tem um grande diferencial quando falamos em perda de peso, pois além do rápido e eficaz circuito de 30 minutos, com motivação diária das professoras, a Curves oferece gratuitamente acompanhamento nutricional on-line e avaliação mensal para a comprovação dos resultados”, afirma a educadora física Michelle Schnaider Novinski, sócia-gerente da Unidade Curves do Centro.
Sedentarismo e maus hábitos alimentares são hoje as principais causas do aumento assustador da obesidade no Brasil e no mundo. As pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia do que há cem anos. O sedentarismo afeta, aproximadamente, 70% dos brasileiros. Resultado: sem atividade física regular, o indivíduo aumenta o risco de desenvolver várias doenças, principalmente a obesidade.
De acordo com a professora Natália Garcia, da Curves Jardim Botânico, os resultados obtidos com a utilização do método demonstram eficácia comprovada contra a obesidade. “São inúmeros os exemplos de alunas que  perderam peso, medidas e reduziram drasticamente o  percentual de gordura, deixando os níveis de obesidade, até mórbida, e passando a compor um quadro adequado para os índices de saúde”, assegura.

Potencializando   resultados
Para reforçar os efeitos do circuito Curves, as alunas ainda contam com o MaisCurves, um portal online gratuito e exclusivo, que tem um programa de apoio ao emagrecimento, ferramentas de suporte nutricional e conteúdo focado no bem-estar e na qualidade de vida da mulher. “O que a Curves traz para as suas alunas é uma solução completa, englobando o tripé exigido para uma perfeita redução de peso: atividade física e apoio emocional”, destaca a professora Natália.
“A Curves é diferente das outras academias, pois temos um incentivo diário para uma alimentação saudável, além de sugestão de cardápios e outras informações nutricionais para que o programa de emagrecimento seja completo”, garante a vendedora Janaina Pires Constante, de 36 anos, que é aluna da Curves Jardim Botânico. “Estava me preparando para fazer a cirurgia bariátrica (de redução de estômago), pois já não tinha mais fôlego para subir uma escada e nem para caminhar. No entanto, em fevereiro, resolvi entrar na Curves e já emagreci 19 kg. Agora estou de bem com a vida”, comemora.
Além das ferramentas de controle de peso e de toda a conveniência da internet, as alunas têm acesso a informações extremamente valiosas para que alcancem seus objetivos e conteúdo estimulante para complementar o apoio emocional constante que recebem nas academias. Com toda essa base de apoio, aumenta, e muito, as chances de obterem resultados significativos.
Para ajudar nessa campanha da Curves contra a obesidade, a Revista Corpore está oferecendo para todas as suas leitoras uma aula experimental. Agenda agora a sua!.
Comprove as vantagens do circuito Curves
Ao utilizar equipamentos de treinamento com resistência hidráulica, o programa permite realizar, simultaneamente, fortalecimento cardiovascular e fortalecimento muscular. Durante 30 minutos a aluna percorre o circuito mudando de estação a cada 30 segundos. Assim, a série de exercícios começa quando ela chega na Curves. Esta série completa inclui cinco componentes: aquecimento, fortalecimento muscular, fortalecimento cardiovascular, resfriamento e alongamento. Além disso, desde junho deste ano, a academia incorporou a prática de ritmos de dança no circuito. Foi uma revolução. Os exercícios são intercalados com samba, rock, dance, forró, salsa e disco. O resultado são alunas mais entusiasmadas e com calorias a menos por dia.
As características peculiares da resistência hidráulica permitem que o fortalecimento muscular e cardiovascular sejam realizados ao mesmo tempo. Além disso, os exercícios são seguros para todas as mulheres, mesmo para as mais frágeis, pois não há manipulações de peso e nem necessidade de tomar decisões.  Durante os primeiros minutos de exercícios, os músculos queimam, primeiramente, a energia presente na corrente sanguínea e o glicogênio depositado nos músculos. À medida que continua a se exercitar, o corpo começa a buscar depósitos de gordura para a produção de energia. O exercício sustentado continua a queimar gordura e o corpo se torna mais eficiente em acessar sua gordura corporal, favorecendo o emagrecimento.

Por Lúcia Costa
FONTE: http://www.revistacorpore.com.br/materia/index/Bem+estar/Atividade+f%C3%ADsica/id/581/alto-astral-no-combate-%C3%A0-obesidade?PHPSESSID=5f6bd57bdb3cd26503bdd429c8abf905

Nenhum comentário:

Postar um comentário