José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: CLP realiza Seminário sobre Obesidade no Brasil

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CLP realiza Seminário sobre Obesidade no Brasil

A Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados terá nesta quinta-feira, 1º de dezembro, Seminário sobre a Obesidade no Brasil. A intenção é discutir a prevenção, as causas e a qualidade de vida da parcela da população afetada pelo problema bem como englobar entes diversos relacionados à saúde no debate. Além dos deputados da Comissão, estarão presentes especialistas médicos e autoridades no assunto, que abordarão os rumos do tratamento clínico e cirúrgico do problema nos sistemas público e privado de saúde.
Considerada uma epidemia mundial pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade preocupa devido às proporções que pode tomar na vida de quem sofre com ela e dos impeditivos que é capaz de trazer, de acordo com o Deputado Dr. Grilo, relator da Sugestão do Seminário na CLP. “A obesidade exerce influência direta na vida do indivíduo, prejudicando todas as áreas de atuação da pessoa obesa, seja profissionalmente ou nos demais campos do convívio social, gerando frustrações de toda natureza para esses indivíduos e respectivas famílias”, aponta o parlamentar. Dados do Ministério da Saúde dão conta que entre 2006 e 2009, o número de obesos no país subiu de 11,4% para 13,9% enquanto a proporção de pessoas com excesso de peso chegou a 46,6%.
O Seminário pretende analisar a obesidade sob vários pontos de vista, tornando as conclusões mais amplas. Segundo o Núcleo Mineiro de Obesidade (Nuobes), que apresentou a Sugestão, é necessário rediscutir as dimensões da gastroplastia e o acesso à cirurgia pelos obesos em todas as classes econômicas. Os campos da Nutrição, da Educação Física e a própria Vigilância Sanitária foram convidados e devem incluir na pauta a reeducação alimentar, a prática de atividades físicas, a dificuldade de locomoção e a regulamentação do uso de inibidores de apetite.
A participação da Anvisa, inclusive, foi requisitada devido ao ressurgimento do debate acerca dos inibidores de apetite, que tem criado polêmica por conta da última decisão de proibição da comercialização desta modalidade de medicamento no Brasil. O Ministério da Saúde apresentará os números atualizados da obesidade no país e os cuidados e procedimentos que têm sido tomados com a epidemia.
Confira a programação completa no link abaixo:
http://www.camara.gov.br/internet/ordemdodia/integras/940996.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário